Foi esta a conclusão de um inquérito da Fujitsu a decisores IT internacionais: para o sucesso do Hybrid IT, as empresas precisam de alinhar a sua estratégia e abordagem nas IT e na empresa
A Orquestração de Serviço é o segredo para desbloquear o verdadeiro potencial de infra-estruturas Hybrid IT complexas, afirma um estudo recente encomendado pela Fujitsu e efectuado pela Forrester Research. As conclusões deste estudo revelam que integrar, gerir e optimizar com sucesso as infra-estruturas TI faz com que as empresas potenciem o seu negócio, o que também conduz a uma maior flexibilidade e agilidade das organizações. Para transformar as suas organizações, as empresas reconheceram a necessidade de tecnologias digitais flexíveis e ágeis, e estão a implementar infra-estruturas Hybrid IT cada vez mais complexas. No entanto, enquanto os ambientes híbridos aceleram a implementação de tecnologias digitais, permitem que as organizações se diferenciem da concorrência e ajudam a ir ao encontro das necessidades em rápida evolução dos seus clientes, eles também trazem novas complexidades e desafios. Em particular, as empresas têm preocupações com a segurança (44%) e a privacidade (43%) além de apreensão sobre a maior dificuldade de gerir a conformidade, a utilização e os custos em múltiplos ambientes TI (40%).
Uma estratégia unificada em que a coordenação é o segredoEstas complexidades têm o potencial de contrabalançar as vantagens da digitalização – no entanto, as empresas reconhecem que todos os sistemas tecnológicos, processos e diferentes silos de informação têm de ser coordenados e alinhados com os seus objectivos de negócio. Só então pode ser alcançada a verdadeira digitalização que lhes permite extrair conhecimento útil dos dados e proporcionar valor aos clientes. Aliás, 69% dos inquiridos afirmou que desenvolver uma estratégia TI abrangente que integre e alinhe todas as tecnologias implementadas é uma prioridade crítica ou elevada. Ao coordenar sem esforço diferentes sistemas e serviços empresariais numa estrutura de gestão mais unificada, uma orquestração de serviço eficaz é essencial para desbloquear as vantagens da tecnologia das empresas. O ponto de partida para as empresas é agregar e coordenar diversas plataformas para ter maior velocidade, controlo e agilidade. Alargar esta abordagem à gestão de fornecedores, à conformidade da segurança e aos negócios da cadeia de fornecimento irá proporcionar um ambiente verdadeiramente eficiente. Os inquiridos reconhecem o valor desta coordenação melhorada, com mais de 70% a afirmarem que a orquestração de serviço é uma prioridade de topo ou importante. Conway Kosi, Responsável de Managed Seervices da Fujitsu na EMEIA, comenta: “Uma coisa é implementar infra-estruturas baseadas na cloud a par de sistemas legados para criar um ambiente Hybrid IT. Mas para transcender a tecnologia e alcançar o estado mais elevado de proporcionar verdadeiro valor ao negócio, as empresas têm de assumir as rédeas e coordenar activamente estes complexos ambientes mistos. Ao estabelecerem parcerias com empresas de serviço experientes como a Fujitsu, as organizações podem co-criar ambientes tecnológicos totalmente alinhados com as suas necessidades de negócio, permitindo-lhes não só maximizar o seu investimento em tecnologia como também alcançar todo o seu potencial de negócio.”
Orquestração de serviço coordena e unifica sistemas e serviços empresariais na perfeiçãoO estudo da Forrester também revelou que, para os inquiridos, as principais vantagens de implementar uma solução de orquestração de serviço eram a gestão de múltiplas aplicações e volumes de trabalho (44%). Dois em cada cinco (42%) selecionou uma boa experiência de utilização, incluindo os dashboards e a capacidade de monitorizar o desempenho do nível de serviço (por exemplo, disponibilidade, eventos de dimensionamento, alertas, provisões automáticas e actualizações). A facilidade de deslocar aplicações entre diferentes clouds híbridas foi vista como uma vantagem por 40%.
Encontrar um parceiro de serviço experiente é fundamentalDe acordo com o estudo da Forrester, a oportunidade para as empresas reside em conectar a infra-estrutura legada com novos ambientes baseados na cloud, sempre em linha com os objectivos estratégicos do negócio. A orquestração de serviço TI pode ir ao encontro desta necessidade, mas gerir essa orquestração é complexo: 41% dos responsáveis referiu que o principal desafio era manter-se a par das alterações tecnológicas, enquanto um em cada três (33%) disse que era problemático encontrar colaboradores com as capacidades adequadas. Para quase um em cada três (32%), equilibrar as diferentes prioridades entre as TI e o negócio era entendido como um problema. Como tal, as empresas estão a recorrer a terceiros para as ajudarem a encontrar um ponto de equilíbrio entre agilidade e controlo. Quando seleccionam um parceiro para as ajudar, uma em cada três (33%) procura competências em tecnologias como os modelos as-a-service, mobile e big data. 31% procuram integração com sistemas cloud e legados, enquanto 28% busca uma implementação de soluções rápida. A capacidade de trabalhar com empresas e líderes TI foi destacada por mais de um quarto (27%) e a mesma percentagem selecionou o serviço ao cliente como prioridade. |