As principais tendências a impactar os fornecedores de tecnologia até 2025

Segundo a Gartner, as tendências refletem três temas abrangentes - o aumento da dependência da tecnologia, novas oportunidades através da tecnologia e o impacto de forças macro externas

As principais tendências a impactar os fornecedores de tecnologia até 2025

A Gartner destacou as principais tendências a impactar os fornecedores de tecnologia até 2025, que refletem três temas abrangentes. Por um lado, as empresas aumentam a sua dependência da tecnologia, surgirão novas oportunidades através da tecnologia e o impacto de forças macro externas.

A marcha da digitalização continua mesmo no meio de disrupções, e os fornecedores de tecnologia têm um papel de liderança a desempenhar”, afirma Rajesh Kandaswamy, VP analyst e Gartner Fellow. “Em 2023, os líderes de produtos e executivos de tecnologia devem equilibrar o planeamento de curto prazo com uma estratégia de longo prazo para se manterem à frente dos choques imediatos da economia e as forças subjacentes à ‘permacrisis’ que moldam os negócios”.

A impactar os clientes, compradores, modelos de negócio, ecossistemas e produtos, a Gartner destaca as seguintes tendências:

Democratização da tecnologia

A democratização da tecnologia capacita os trabalhadores não IT a procurar, selecionar, implementar e personalizar a sua própria tecnologia. Esta tendência oferece oportunidades para atender às necessidades de um novo conjunto de citizen developers e tecnólogos de negócios. A Gartner prevê que, até 2025, 55% de todas as soluções tecnológicas emergentes bem-sucedidas serão vendidas a compradores “não tradicionais” – por exemplo, fora do IT – dentro das empresas, permitindo aos fornecedores expandirem-se para novos mercados e criarem relações com os clientes.

Compra federada de tecnologia empresarial

Num processo de compra federado, as decisões de compra são tomadas por representantes de todo o negócio. Impulsionada pela democratização da tecnologia, a compra federada de tecnologia empresarial está a acelerar, com apenas 26% dos compradores de tecnologia num recente inquérito da Gartner a informar que as compras são financiadas exclusivamente pelo IT.

A compra federada cria oportunidades para os líderes de produtos, uma vez que permite um foco em mais serviços de valor acrescentado para clientes empresariais”, explica Emil Berthelsen, VP Analyst da Gartner. “No entanto, também acrescenta complexidade, forçando mudanças nos modelos de mercado e exigindo uma maior aposta em cenários e resultados de valor”.

Crescimento liderado pelo produto

O crescimento liderado pelo produto (PLG, na sua sigla em inglês) é uma estratégia de mercado em que os utilizadores experienciam valor através de ofertas de produtos gratuitos ou demonstrações interativas ou automatizadas. Até 2025, 95% dos fornecedores de Software-as-a-Aervice (SaaS) irão empregar uma forma de PLG de self-service para a aquisição de novos clientes, acredita a Gartner.

A PLG está a atingir o seu ritmo no B2B depois de muito aclamado no mundo da tecnologia B2C”, disse Rajesh Kandaswamy, pelo que “pode reduzir os custos de aquisição de clientes e ciclos de vendas mais curtos em relação às estratégias tradicionais de marketing e vendas orientadas para o comprador”.

Ecossistemas de co-inovação

A abordagem do ecossistema de co-inovação é uma prática emergente que permite a convergência de ideias internas, externas, colaborativas e co-criativas para criar um valor. As empresas estão a utilizar ativamente a tecnologia para se diferenciarem e terem sucesso, pelo que estão cada vez mais a co-inovar com os fornecedores de tecnologia.

Com um ecossistema de parceiros de co-inovação, os fornecedores de tecnologia podem atender às necessidades prementes dos clientes através da utilização de competências partilhadas, conhecimentos tecnológicos, investimentos e incentivos”, continua o analista.

Marketplaces digitais

Os compradores de tecnologia estão a abraçar os mercados digitais para facilmente encontrar, adquirir, implementar e integrar soluções tecnológicas. Os compradores não tecnológicos também procuram cada vez mais mercados para satisfazer os seus requisitos para soluções tecnológicas. 

A tecnologia e os prestadores de serviços estão a aumentar o seu investimento em canais de marketplace à medida que procuram oportunidades de crescimento e vantagens competitivas. Um mercado digital acelera o tempo ao mercado, alarga a divulgação aos segmentos-alvo, expande os ecossistemas de parceiros e acelera o ciclo de venda”, garante Rajesh Kandaswamy.

Aplicações inteligentes

Aplicações inteligentes vão criar valor e perturbarão os mercados através da aprendizagem, adaptação e geração de novas ideias e resultado, como, por exemplo, a generative artificial intelligence. “Os líderes de produtos devem esperar funcionalidades de generative AI que capacitem os trabalhadores com capacidades aumentadas e criativas para serem uma nova frente competitiva em aplicações inteligentes”, explica Kandaswamy.

Tecnologias do metaverso para marketing e customer experience

As tecnologias do metaverso estão rapidamente a ganhar tração no marketing para criar experiências únicas e interações impactantes. Até 2027, mais de 40% das grandes organizações em todo o mundo vão utilizar uma combinação de Web3, computação espacial e digital twins em projetos baseados no metaverso que visam aumentar as receitas.

Rajesh Kandaswamy explica que “os marketers B2B têm a oportunidade de aplicar tecnologias do metaverso e as experiências imersivas que proporcionam para expandir o alcance e envolvimento do cliente e melhorar o CX. Os primeiros adotantes estão a usar tecnologias do metaverso para acolher eventos em espaços virtuais, realizar reuniões de vendas internas e externas, mostrar produtos e muito mais”.

Negócio sustentável

O negócio sustentável transformou-se num ‘must have’ em vez de um ‘nice to have’”, explica Kandaswamy. “Num mundo cada vez mais impulsionado pela tecnologia, os negócios sustentáveis são sustentados por tecnologia sustentável”. Um estudo recente da Gartner revelou que 42% dos líderes estão a alavancar as atividades de sustentabilidade para impulsionar a inovação, diferenciação e crescimento das empresas através de produtos sustentáveis. 

Neste contexto, a Gartner prevê que, até 2025, os fornecedores de tecnologia que possam quantificar o contributo positivo da sua oferta para os objetivos de sustentabilidade dos clientes aumentarão a sua taxa de vitória em 20%.

Tecno-nacionalismo

A tendência está a fazer com que os mercados globais se tornem cada vez mais locais, impactando os ecossistemas tecnológicos globais. As decisões políticas estão a levar os países a implementar regulamentos de soberania digital, causando uma divergência de stacks de tecnologia. Em resposta a esta tendência, os líderes dos produtos devem equilibrar as necessidades específicas de localização a nível nacional e a rentabilidade dos produtos.

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