44% dos executivos consideram alterar decisões com base em inteligência artificial

Executivos aumentam confiança na IA para tomar decisões empresariais e melhorar o bem-estar pessoal, revela estudo da SAP

44% dos executivos consideram alterar decisões com base em inteligência artificial

A SAP divulgou os resultados de um novo estudo que revela que 44% dos executivos de topo estariam dispostos a alterar uma decisão já planeada, com base em perspetivas geradas pela Inteligência Artificial (IA). Além disso, 38% afirmam que confiariam na IA para tomar decisões de negócio em seu nome.

O inquérito “AI Has a Seat in the C-Suite”, realizado pela Wakefield Research e patrocinado pela SAP, inquiriu 300 líderes empresariais nos Estados Unidos da América, pertencentes a empresas com receitas anuais superiores a mil milhões de dólares.

Os resultados indicam uma crescente confiança dos executivos na IA, com 74% a preferirem o aconselhamento desta tecnologia em vez da opinião de familiares e amigos. Além disso, em 55% das empresas, especialmente aquelas com receitas superiores a cinco mil milhões de dólares, a tomada de decisão tradicional está a ser substituída por conhecimento baseado em IA.

O uso diário da IA generativa também está em ascensão, com 48% dos executivos a utilizá-la regularmente e 15% a recorrerem a estas ferramentas várias vezes ao dia. Estes dados refletem o impacto crescente da IA na tomada de decisões empresariais e na rotina dos líderes corporativos.

A maioria das decisões executivas resulta de uma combinação entre dados, intuição e diálogo com pessoas de confiança”, refere Jared Coyle, diretor de IA da SAP Norte América. “O que estes dados revelam é que a IA já conquistou um lugar neste círculo de confiança”.

Segundo o estudo, 52% dos executivos consideram a IA uma ferramenta fiável para analisar dados e recomendar decisões. Além disso, 48% confiam nesta tecnologia para detetar riscos ou problemas que não tinham sido previamente identificados, e 47% recorrem à IA para sugerir planos alternativos.

A inteligência artificial está também a ser amplamente adotada em diversas áreas, como o desenvolvimento de produtos (40%), o planeamento orçamental (40%) e os estudos de mercado (40%).

Os dados mostram ainda que 39% dos executivos acreditam que a IA lhes proporciona um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, 38% relatam melhorias no bem-estar mental e 31% referem ter níveis de stress reduzidos.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 54 Março 2025

IT INSIGHT Nº 54 Março 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.