O IDC HR Maturity Index 2025 revela que a inteligência artificial está a transformar os processos de recursos humanos, com um foco cada vez maior na automação e na melhoria da experiência dos colaboradores
A Cegid revelou os resultados do IDC HR Maturity Index 2025: Transformar e Reinventar os RH, destacando as principais tendências que estão a moldar o futuro dos recursos humanos. A edição de 2025 sublinha o papel crescente da inteligência artificial na transformação dos processos de RH. De acordo com os resultados, 35% dos departamentos de RH recorrem a ferramentas de IA generativa para gerir tarefas pontuais. Estas soluções não só permitem uma maior poupança de tempo, como também melhoram a precisão e a eficiência das decisões nestes departamentos. Nesta fase de adoção da IA, a maioria das organizações está a concentrar os seus investimentos na aplicação da inteligência artificial às operações principais. No que diz respeito à função de RH, o foco será, sobretudo, em atualizações de aplicações específicas de RH na cloud. O estudo da IDC revela ainda que 61% dos responsáveis de RH pretendem utilizar a IA para selecionar e classificar currículos, enquanto 58% planeiam automatizar a análise de testes e avaliações de desempenho. Além disso, 46% das equipas pretendem integrar um chatbot interno para gerir pedidos simples dos colaboradores. Por outro lado, 42% das empresas indicam que medir e melhorar a experiência do colaborador será uma prioridade para os seus departamentos de RH em 2025. Embora atualmente apenas 10% das empresas utilizem funções de IA integradas nas soluções de RH, prevê-se que a adoção da IA nestes processos continue a aumentar, impulsionada pela evolução das soluções de RH baseadas na cloud. “Em 2025, a maturidade dos RH nas empresas marcará um ponto de viragem decisivo: a função de RH tornar-se-á um verdadeiro motor estratégico para as organizações. Num contexto de transformação acelerada, a modernização tecnológica da função de RH – através da digitalização de processos, da adoção de SaaS, da implementação de soluções inovadoras e da integração da IA – já não é uma opção, mas uma necessidade vital para garantir a competitividade das empresas. Face a esta realidade, as organizações que tardam em investir na modernização da sua função de RH correm um grande risco de comprometer o seu desenvolvimento futuro. Chegou a altura de ganhar consciência deste facto”, afirma Josep Maria Raventós, Diretor Executivo de Pequenas e Médias Empresas em Portugal e África. |