Maioria dos trabalhadores digitais afirma que pandemia aumentou quantidade e complexidade de ferramentas de comunicação e colaboração
Em resposta à pandemia, as empresas foram obrigadas a reforçar e a adquirir novas ferramentas que permitissem o funcionamento do trabalho remoto. Entre tecnologias de ponta, softwares de colaboração e uma total digitalização do ambiente de trabalho, são vários os relatórios que no último ano apontam para uma tendência de exaustão ou esgotamento digital dos trabalhadores. Um estudo da Citriz Systems confirma que os trabalhadores, remotos e nos escritórios, se sentem sobrecarregados com o aumento da quantidade e da complexidade das ferramentas de IT - 64% utiliza mais ferramentas de comunicação e colaboração desde o início da pandemia e 71% diz que a complexidade do trabalho aumentou. Nesse sentido, "as pessoas trabalham as mesmas ou mais horas, mas conseguem menos, porque a tecnologia fica no seu caminho", explica Tim Minahan, vice-presidente executivo de estratégia de negócios da Citrix. Apesar de ter havido um aumento de produtividade, os entrevistados estão “frustrados” e afirmam ter dificuldades em realizar tarefas por desconhecer formas eficientes de executar as ferramentas. Minahan acrescenta que “as empresas precisam eliminar o atrito e o ruído do trabalho e oferecer tecnologia que se encaixe nos seus estilos de trabalho, em vez de forçá-los (os funcionários) a aprender novas maneiras de fazer as coisas". Os ambientes de trabalho mudaram drasticamente, de uma abordagem in-office com horários fixos para espaços e horários flexíveis. Cerca de 90% dos inquiridos tenciona manter os moldes de trabalho no pós-pandemia. Minahan acrescenta que “à medida que as empresas se organizam em torno de novos modelos de trabalho híbridos”, no escritório, em casa ou num terceiro espaço de trabalho, “os colaboradores devem ter ferramentas que proporcionem uma experiência consistente, segura e confiável”. Como tal, é necessário “repensar o papel da tecnologia e como a aplicam nas organizações, para que os funcionários em vez de se sentirem frustrados, tenham a capacidade de ter sucesso", conclui. |