Se conhecesse uma forma de se focar apenas no trabalho que realmente importa, iria continuar a gastar o seu tempo em tarefas desnecessárias?
De acordo com um estudo levado a cabo pelo Project Management Institute (PMI), “Pulse of the Profession 2018”, cerca de 10% do valor de cada investimento é perdido devido à má gestão de projetos. Se em vez de gastar horas, ou mesmo dias, a construir ao pormenor um plano completo para o seu projeto (ainda por cima sem ter a certeza que irá corresponder ao produto final desejado), começasse por se dedicar a somente uma pequena etapa desse projeto? Sobre essa pequena parte avaliaríamos o seu progresso e, uma vez tendo um feedback positivo, continuaríamos então com o desenvolvimento do projeto: assim propõem as metodologias ágeis.
Para prosperar neste cenário existem fatores que são essenciais para as empresas, negócios e equipas, tais como a capacidade para se adaptarem, a agilidade ou o planeamento com base em tendências e estratégias de gestão de projetos, que as ajudem a alcançar as metas estipuladas. A eficácia dos projetos torna-se assim cada vez mais importante e, na mesma medida, a disseminação dos conhecimentos que envolvem a gestão de projetos, em resposta às exigências do mercado. Conhecendo esta realidade, a Rumos, em parceria com algumas das principais entidades internacionais, como é o caso do PMI, disponibiliza formação e certificação nesta área. Para os profissionais que pretendam aumentar o seu potencial de evolução para atividades de maior responsabilidade em projetos, a Rumos desenvolveu um programa de estudo completo com formação, certificação técnica e atribuição de professional development units (PDUs) do PMI: a Academia Project Manager. É essencial o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas e táticas para lidar de forma positiva com as transformações e a melhor solução para esta necessidade é uma assertiva gestão de projetos. Na Academia, os formandos irão, por isso, trabalhar com várias ferramentas e técnicas úteis para uma melhor e mais adequada gestão de projetos. No final, ter-se-ão abordado não só os tópicos essenciais para realizar com sucesso o exame de certificação Agile Scrum Foundation, como para a candidatura ao exame de Certified Associate in Project Management (CAPM) junto do PMI. Apesar do “agile” ter surgido na área do Desenvolvimento de Software, aquando do “Manifesto para o Desenvolvimento Ágil”, a metodologia é totalmente aplicável a projetos de qualquer natureza. Não só pode, como deve ser adaptada de acordo com a realidade em que está inserido. A gestão ágil de projetos está adequada ao mercado atual, já que consegue dar resposta aos seus três principais desafios – alcançar o objetivo, dentro do orçamento e dentro do prazo estipulado - acrescentando o máximo valor possível ao produto/serviço, adaptando o processo de desenvolvimento à evolução dos requisitos e às circunstâncias do meio envolvente. Precisamos de estar atentos às mudanças, fazer diferente. Cada empresa, cada negócio e cada equipa trabalha mediante objetivos, orçamentos e necessidades próprias. Aprenda a estabelecer prioridades com base na sua realidade, coloque em ação e trabalhe para melhorar.
Branded content co-produzido pela MediaNext para a Rumos. |