Empresas deverão investir cerca de 656 mil milhões no trabalho do futuro

Virtualização dos espaços de trabalho e crescente adoção de inteligência artificial marcam rota de investimento em IT

Empresas deverão investir cerca de 656 mil milhões no trabalho do futuro
 

A forma como as pessoas e as organizações trabalham no pós-pandemia, com a utilização de tecnologias de nova geração, como a cloud e a computação móvel, estão a levantar grandes ondas de investimento. O Future of Work (FoW) está a ser moldado por duas grandes forças: a crescente adoção de Inteligência Artificial (IA) no workplace e a expansão de uma força de trabalho remota e digital. O FoW fomenta a colaboração entre o ser humano e as máquinas, permitindo que os trabalhadores ganhem novas competências,  num ambiente de trabalho sem limitações de tempo e de espaço. A IDC prevê que os gastos tecnológicos para o FoW sejam de quase 656 mil milhões de dólares este ano, o que representa um aumento de 17,4% em relação a 2020.

Para acompanhar a transformação digital e capacitar os espaços e a força de trabalho, as empresas estão a investir largas quantias em gamas de tecnologias e serviços mais sofisticados. "Tecnologias emergentes como a inteligência artificial, a Internet of Things e a realidade aumentada estão a mudar a forma como o trabalho é feito nas indústrias em todo o mundo”, afirma Eileen Smith, vice-presidente de programas da Customer Insights and Analysis, citada pelo IT Reseller. Em 2021, o maior investimento vai ser alocado em hardware, onde se espera um financiamento de 228 mil milhões de dólares em dispositivos, hardware empresarial, Infrastructure as a Service (IaaS), robótica e drones. 

Vários serviços, incluindo serviços profissionais, IT e conectividade, vão ser a segunda grande área de maior investimento, com mais de 123 mil milhões. O software vai ser a maior despesa, com uma Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) de 21,3% durante o período previsto para 2020-2024, incluindo aplicações empresariais, conteúdo e colaboração, análise e IA, apps de recursos humanos, segurança e desenvolvimento e implementação de software. 

Holly Muscolino, vice-presidente de investigação, Estratégias de Conteúdo e o Futuro do Trabalho na IDC diz que "os modelos de trabalho tradicionais não fornecem a agilidade, escalabilidade e resiliência que a futura empresa necessita. Isto, naturalmente, foi salientado na atual crise de saúde”, e acrescenta que “para impulsionar o crescimento e a diferenciação competitiva, as organizações vão investir em tecnologias e serviços que impulsionam a automatização, a colaboração, novas estruturas organizacionais e estilos de liderança, oportunidades dinâmicas de aprendizagem, um local de trabalho repensado e um ambiente de trabalho digital que não seja limitado pelo tempo ou pelo lugar físico”.

Os serviços profissionais, o retalho e a banca serão as próximas três indústrias a ser financiadas no âmbito do FoW, em 2021. Estima-se que o setor da construção registe um rápido crescimento de despesas do FoW durante o período previsto, com um CAGR de 23,7%, em cinco anos. Os meios de comunicação social e o retalho acompanharão vão ter um CAGR de 19,5% e 19,3%, respetivamente.

“À procura de apoio automatizado de decisão e abordagens colaborativas virtuais, discretas e transformadoras de processos, os dois maiores investidores estão a apostar em casos de uso fundamental como robótica colaborativa, gestão de desempenho operacional e design e revisão de produtos 3D e digitais para melhorar o controlo de custos e eficiência do processo", elucida Eileen Smith, vice-presidente de programas da Customer Insights and Analysis.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.