Apesar do aumento das compras online, com as receitas globais a crescer 3%, o gasto médio dos consumidores decresceu 5%
Para avaliar os comportamentos e hábitos dos consumidores e retalhistas no mundo digital, a Salesforce divulgou o Q2 Shopping Index, relativo ao segundo trimestre de 2021. Foram recolhidos dados de mais de mil milhões de consumidores que indicam ter havido um aumento de 8% no tráfego online, que consolidou o total das receitas de e-commerce em 3% face ao período homólogo. Em causa estão os sucessivos confinamentos decretados pelos governos, que demonstraram"um enorme salto do comércio digital superior a 70%”, explica Fernando Braz, Country Leader da Salesforce em Portugal. O estudo revela ainda que, embora tenha havido um aumento do tráfego online, ao longo dos primeiros três meses de 2021 a média de gastos diminuiu 5%. Braz confirma que “agora o momento é diferente, pelo que temos de olhar para este crescimento de 3% partindo da base de um enorme crescimento passado, ou seja, como uma continuação e consolidação da importância do online nas vendas de todo o comércio”. Ainda assim, o trimestre fechou a crescer face ao mesmo período de 2020, no qual se tinha assistido a um aumento de 75%, impulsionado pela pandemia, que obrigou ao fecho de grande parte do retalho físico. No que diz respeito às categorias de produto que obtiveram um maior crescimento no segundo trimestre de presente ano, destacam-se os artigos de luxo, com um aumento de 43%, as malas de viagem - 22% - e malas de senhora de luxo - 17%. Por outro lado, as categorias que apresentaram um decréscimo neste período foram as de Produtos de Beleza e Cabelo, que decresceram 36%, as Comida e Bebidas, nos -21%, e Beleza e Maquilhagem que chegou aos -19%. |