Cinco estratégias de sustentabilidade que todos os CEO deveriam adotar

Atualmente, a sustentabilidade é uma das maiores prioridades para os CEO. As alterações climáticas estão a afetar gravemente o planeta e a criar novos riscos para os negócios. Perante este panorama, qual será a melhor resposta das empresas para mitigar os danos ambientais e garantir a resiliência a longo prazo? Será aumentando a vertente digital no seu ADN?

Cinco estratégias de sustentabilidade que todos os CEO deveriam adotar

Primeira estratégia – mentalidade “um único Planeta”

As empresas reconhecem que os recursos são finitos. Esta mentalidade impulsiona as empresas a desenvolver formas inovadoras de gerir os recursos, incluindo novos produtos e serviços. A adoção de práticas empresariais de economia circular é uma das chaves para que as empresas possam tirar o máximo partido da resiliência. Reconsiderando a forma como consumimos os recursos, os produtos produzidos, os serviços disponibilizados e os resíduos gerados, as empresas poderão reduzir os seus gastos, levar a cabo operações “à prova do futuro” e reinventar os seus negócios. Fazer mais com menos só será possível com recurso a sistemas ciber-fisicos, à Internet das Coisas (IoT) e ao Cloud Computing, que permitirão operações mais eficientes e inteligentes.
 

Estratégia 2 – impulsionar uma cadeia de abastecimento sustentável

Selecionar fornecedores que respeitem o meio ambiente é um objetivo chave para as empresas. Segundo a entidade CDP, 80% do impacto ecológico de um negócio tem origem na sua cadeia de abastecimento. A Schneider Electric trabalha com setores que representam, no seu todo, a maior parte do consumo mundial de energia e emissões de CO2. A empresa assumiu o compromisso de que os seus produtos e soluções terão obrigatoriamente de ajudar a reduzir quer a utilização de energia, quer as emissões de CO2, desde a fase de desenho à produção, passando pela expedição e exploração até ao final de vida de cada produto.
 

Estratégia 3 – Transparência

Os consumidores optam cada vez mais por marcas responsáveis. Cerca de 66% estão dispostos a pagar um pouco mais por produtos sustentáveis. Desta forma, torna-se imperativo que as empresas comuniquem de forma transparente o impacto ecológico das suas marcas e produtos para conseguir responder à concorrência e melhorar a sua reputação. Esta transparência inclui comprometer-se de forma clara com a redução do seu impacto para o meio ambiente e a capacidade de divulgar os resultados mediante índices de sustentabilidade.
 

Estratégia 4 – parcerias inovadoras

O aumento das parcerias pré-competitivas e das plataformas de comunidades tecnológicas demonstra a necessidade dos líderes do setor colaborarem para resolver os atuais desafios. Um exemplo é a Sustainable Apparel Coalition (SAC), que reúne marcas, produtores, vendedores e fornecedores de calçado e vestuário para desenvolver soluções que respondam a alguns desafios comuns a todos eles. A SAC criou o Índice Higg, uma ferramenta de avaliação que já é uma referência no setor para medir o impacto dos têxteis e calçado.
 

Estratégia 5 – utilizar dados e a digitalização

Os dados estão a alterar a forma como as empresas pensam sobre produtos, tecnologias e sistemas. Cerca de 87% dos líderes de negócios assumem a digitalização como uma prioridade para as suas empresas, o que representa o primeiro passo para que os processos deixem ser reativos e passem a ser proativos. A digitalização oferece dados com valor que podem proporcionar vantagens, reduzir a utilização de recursos e incrementar a eficiência energética. A nossa missão é ajudar as empresas com as quais trabalhamos a abraçar a transição energética, assegurando uma maior eficiência operacional. Pomos a ética e a responsabilidade social no centro das nossas interações com os nossos clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores, para que juntos possamos contribuir para um mundo melhor.

 

Branded Content co-produzido pela Medianext para a Schneider Electric

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.