"A transformação digital é 90% pessoas e 10% tecnologia"

A Axians Portugal, ex-Novabase IMS, promete pensar a transformação digital das empresas de forma holística e partir do elementar: as pessoas. Pedro Afonso, diretor-geral, explica como e porquê

"A transformação digital é 90% pessoas e 10% tecnologia"

Com a aquisição da Novabase IMS pela Vinci Energies, em janeiro, nasce a Axians Portugal. O projeto promete, segundo Pedro Afonso, “trazer toda a experiência e diversidade do maior integrador europeu para o nosso país, mas ao mesmo tempo construir e desenvolver um projeto de internacionalização, de Portugal para o mundo”. A tecnológica está fortemente comprometida com a transformação digital do tecido empresarial português e tem alguns fatores diferenciadores: integração na Vinci Energie, beneficiando do respetivo suporte; mais de nove mil profissionais a trabalhar ativamente na digitalização de muitas das grandes empresas europeias; e acesso facilitado a potenciais clientes de referência.

A Axians Portugal tem ainda a responsabilidade de desenvolver outros mercados, além do português, nomeadamente Angola, Moçambique e, sobretudo, Comissão Europeia e instituições europeias e internacionais. Este último mercado, pelo seu elevado nível de exigência e sofisticação, reflete “a confiança que o grupo depositou na equipa portuguesa", sublinha o diretor-geral.

A aposta em plataformas de nearshore, com suporte em várias línguas, é um dos desígnios: “Estamos preparados para o fazer com diferenciação. Já estamos a apostar em temas como a automação dos serviços, em que algum tipo de operações muito básicas são realizadas por software”.
 

Inovar pelo Design Thinking

Por cá, a agenda pauta-se pela abordagem holística à transformação digital, centrada num tema de cultura empresarial: a customer experience. “Começa em quem usa as nossas soluções ou usufrui dos nossos serviços. A transformação digital é 90% pessoas e 10% tecnologia. Talvez pareça exagero, mas creio que é a forma certa de pensarmos o desafio”, defende Pedro Afonso. “Isto define o paradigma do que vamos fazer com a tecnologia. A este nível, criámos uma área, de ‘Innovation Design’, que se baseia em ferramentas de Design Thinking, e que já é vista no grupo como uma excelente prática de inovação
a desenvolver também lá fora”
.

Os clientes da Axians Portugal beneficiam ainda do facto do “epicentro” desta área ser Portugal. “É com eles que vamos inovar. Acreditamos neste tipo de inovação, por contraponto à que se pode fazer apenas em laboratório, muitas vezes longe da realidade das operações”. É por esta abordagem que a Axians Portugal pretende posicionar-se enquanto “integrador de referência da transformação digital”.
 

Oferta para Smart World

A Axians Portugal vai dar continuidade e reforçar, em algumas áreas, modelos de negócio “adaptados a cada mercado e, por vezes, a cada cliente”, segundo Pedro Afonso. Continuar a transformar a oferta, em direção à cloud, ao serviço continuado e ao outsourcing é o plano. No entanto, o diretor-geral revela que está igualmente prevista a aposta em áreas como a energia ou o que designa de “smart world”: Internet of Things, Big Data e cibersegurança. A Axians Portugal está também, pela sua presença global, em condições de acompanhar os clientes na sua internacionalização, com a vantagem de pretender fazê-lo com “as mesmas pessoas do projeto anterior”. Este tem sido, de acordo com o diretor-geral, “um fator de tranquilidade”.
 

Serviços de "muito" valor acrescentado

A Axians Portugal está a inovar pelos serviços, área em que emprega hoje 150 profissionais “muito qualificados”. Esta equipa deverá duplicar nos próximos três anos, sobretudo nos serviços de “muito” valor acrescentado. “Os clientes esperam que as empresas levem mais do que bons profissionais e boas referências. Querem, sobretudo, que lhes consigamos entregar diferenciação no seu negócio e isso exige saber gerir, pensar e desenvolver com muita empatia”. Pedro Afonso diz ainda que a tecnológica pretende “competir por valor reconhecido”, ponto “crítico” no desenvolvimento da Axians Portugal.

Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.