A empresa portuguesa traçou um plano de investimento de meio milhão de euros em 2016 para o desenvolvimento do seu Centro de Competência em Scientific Data, assim como para a contratação de meia centena de novos especialistas em Data Science
A Winning pretende responder àquelas que considera serem as crescentes necessidades dos seus mercados de atuação, estando alinhada com o seu próprio posicionamento através do desenvolvimento de soluções que recorrem a modelos de Gestão Científica. “A Tecnologia veio intensificar aquilo a que podemos chamar de dinamismo e velocidade dos meios envolventes, sendo a principal consequência desta, a crescente complexidade. A Gestão e os gestores têm o desafio de garantir a sobrevivência e sustentabilidade das suas empresas, vendo-se forçados a um constante processo de reinvenção e adaptação, como única alternativa para perdurar no tempo", refere Ricardo Santos, Partner da WINNING e responsável pelo novo centro de competência em Scientific Data. "Por sua vez, a Ciência que com a missão de racionalmente compreender o mundo, é necessária para um conjunto crescente de áreas do saber, sendo vista como única forma de gerar entendimento num meio onde a realidade viaja a uma velocidade alucinante. Consequentemente, o Gestor do Futuro vê-se forçado a trabalhar com factos e não com opiniões, representando a tecnologia e ciência, ferramentas de trabalho imprescindíveis para o alcançar do sucesso”. A crescente complexidade do mundo e dos negócios tem vindo a aumentar os impactos negativos que advêm das lacunas do processo de tomada de decisão, e por isso, a empresa considera que é cada vez mais importante garantir uma elevada previsibilidade das decisões, e ao mesmo tempo uma redução do risco associado. Desta forma, surge o tema que a Winning intitula de Scientific Data “com o objetivo máximo de colmatar aquelas que são as necessidades mais importantes do Gestor atual aquando da tomada de uma decisão, tendo por base a Gestão, Ciência e Tecnologia” , salienta Ricardo Santos. Atualmente, o número de colaboradores da Winning ultrapassa uma centena de consultores, sendo que em 2016 a empresa tem o objetivo de integrar entre 40 a 50 Cientistas da Informação (Data Scientists). Estes profissionais premunem técnicas matemáticas e analíticas e relacionando toda a informação disponível– de forma interna e externa à organização- com o objetivo de obter novas visões sobre o negócio. |