Via Verde para passageiros da Fertagus em app piloto

Piloto da solução utiliza exclusivamente o telemóvel para viajar e comprar títulos de transporte, permitindo dar benefícios aos clientes em função da utilização efetuada.

Via Verde para passageiros da Fertagus em app piloto

A Fertagus, a Via Verde Portugal e a Novabase uniram esforços para criar uma solução que permite aos passageiros do comboio da Ponte 25 de Abril viajar usando apenas o telemóvel para o efeito.

Utilizando a realidade operacional da Fertagus, as competências tecnológicas da Novabase e a experiência da Via Verde na cobrança eletrónica, em parceria com a SIBS, a solução desenvolvida baseia-se numa app Via Verde para smartphones com sistemas operativos Android ou iOS. Hoje é o lançamento do projeto piloto da app, sendo expetável que o produto esteja disponível no início de 2017.

O cliente deverá utilizar a app para se registar e poder utilizar o serviço da Fertagus, criando ou utilizando com esse fim a sua conta Via Verde Mobilidade.

Para viajar, o cliente terá de efetuar um check in no local da sua partida e, quando terminar, realizar o check out na chegada. O sistema, assente numa lógica Smart-Pay-As-You-Go, calcula automaticamente a tarifa mais vantajosa, de acordo com o percurso que o cliente efetuou. Com o aumento das utilizações, o sistema irá proporcionar descontos nas viagens efetuadas, resultante das otimizações tarifárias. No período de um mês, caso ultrapasse um determinado número de viagens, o cliente passará a viajar gratuitamente nessa origem/destino, como se de um passe se tratasse. As viagens efetuadas serão assim cobradas após a utilização e à melhor tarifa, através da conta Via Verde Mobilidade.

Com este projeto a Fertagus pretende melhorar a experiência de utilização do transporte público, simplificando o planeamento, a compra de viagens e a interação com o operador de transportes. Ao mesmo tempo assegura o controlo de custos ao passageiro, proporcionando-lhe a tarifa mais adequada, face à sua necessidade específica de deslocação.

Outra das vantagens da app será poder vir a gerir as viagens das famílias, permitindo, através da conta da Via Verde Mobilidade, a utilização de contas associadas, nomeadamente dos filhos.

Esta aplicação permitirá ainda, no futuro, o planeamento da viagem, sendo possível o cliente identificar através da aplicação, o ponto de origem e destino e quais as opções de transporte público existente, disponíveis e os respetivos horários, dando-lhe a oportunidade de escolher em função do preço e do tempo de percurso. Esta funcionalidade melhora significativamente a informação ao cliente e a facilidade e conveniência de utilização dos serviços de transporte público.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.