Inaugurado em 2019, o Customer Experience Center da Cisco em Portugal auxilia clientes e parceiros em toda a jornada dos seus projetos e processos, e tem vindo a crescer exponencialmente em dimensão e ação
A Customer Experience (CX) é reconhecida como um foco essencial nas prioridades das organizações que pretendem criar valor para o negócio e para o cliente, que em 2022 tem expectativas mais elevadas e requer uma experiência personalizada. De acordo com dados recentes da Forrester, 82% dos líderes de CX preveem um aumento nos orçamentos do próximo ano. Desempenhando “um papel estratégico para a organização dos CX e para a própria Cisco a nível global”, o Customer Experience Center da Cisco em Portugal foi inaugurado em 2019 e é um de três na região EMEAR. Com foco na região, fornece “serviços técnicos e de negócios a clientes e parceiros”, ajudando-os em todas as áreas dos seus projetos e processos, desde o planeamento, ao design, implementação, adoção, otimização e suporte, conta Anna Barker, Senior Director e Customer Experience Lisbon Site Lead da Cisco, à conversa com a IT Insight sobre o centro, que celebrou em junho o seu terceiro aniversário. Anna Barker, Senior Director e Customer Experience Lisbon Site Lead da Cisco Localizado em Lisboa, o centro cresceu de cerca de 30 pessoas para 200 aos dias de hoje, com uma equipa multicultural proveniente de mais de 20 nacionalidades. “Tem sido incrível testemunhar como este centro cresceu”, reflete Anna Barker. Os profissionais do CX Center da Cisco têm na sua carteira conhecimento e experiência em áreas como enterprise networking, segurança, data centers e service delivery. Foi também no ano de 2019, em Portugal, que a Cisco fundou o Programa CX Academy – uma plataforma de lançamento de talentos emergentes para ajudar a empresa a continuar a recrutar mais colaboradores no país, com especial enfoque no CX Center. A responsável explica que “uma grande parte da equipa da Cisco Portugal se concentra neste centro de serviços partilhados”, juntamente com uma equipa de serviços de operações de vendas, que “tem como principal função apoiar as equipas comerciais e garantir o suporte à operação ao nível da EMEA”, atuando principalmente nas áreas de serviços a clientes e parceiros, serviços a colaboradores e supply chain. A oferecer “a melhor experiência de cliente no mercado”, afirma Anna Barker, uma parte essencial da estratégia para o CX Center de Lisboa é “apoiar Portugal na concretização do seu pleno potencial digital, no âmbito do nosso programa Country Digital Acceleration com o Governo Português, que lançámos em 2018”. Uma escada evolutivaAlém do já mencionado crescimento da dimensão da equipa e, também, da abrangência dos serviços prestados pelo centro, a Customer Experience Lisbon Site Lead da Cisco destaca a “estreita relação que o CX da Cisco tem vindo a estabelecer ao longo destes anos com entidades governamentais”, através de iniciativas como a Women In Tech Portugal, mas também com universidades portuguesas como o IST e a NOVA. “Vemos o CX Center não apenas como uma forma de prestar os melhores serviços e especialização aos nossos clientes, mas também como um veículo para aproximar cada vez mais a Cisco de Portugal, o que se prova pela forma como continuamos a investir no país e a tentar ser um parceiro de excelência de várias das suas organizações e entidades mais relevantes”, reitera Anna Barker. Atualmente, o centro é diferenciado pela especialização técnica, soft skills e competências linguísticas, fatores que têm contribuído para o seu progresso e que representam os principais drivers de crescimento para o ano vindouro. A responsável pelo centro, afirma: “vemos o CX de Lisboa como um verdadeiro caso de sucesso, tendo já demonstrado de forma comprovada a importância do mercado português para a Cisco”. Para o futuro, a Cisco pretende “continuar a investir no potencial digital de Portugal e a criar oportunidades para profissionais das áreas de engenharia e IT. Portugal tem talento da mais alta qualidade e valiosas competências técnicas e multilinguísticas”. Assim, Anna Barker conclui: “trabalharemos para que o CX de Lisboa continue a crescer, a descobrir talentos e a dar o melhor suporte possível a todos os nossos clientes e parceiros na sua jornada de digitalização”. |