A Microsoft Research e o MIT desenvolveram tatuagens metalizadas que transformam a nossa pele numa interface para dispositivos eletrónicos
Estas tatuagens inteligentes foram desenvolvidas pela Microsoft Research e por alunos de doutoramento do MIT Media Lab, que denomina esta tecnologia de DuoSkin, descrevendo-a como “um processo” que recorre a folha metálica dourada para criar tatuagens que funcionam como wearables.
Estas tatuagens transformam a pele numa interface, permitindo que seja utilizada como um touchpad para controlar dispositivos móveis ou um ecrã. Com a ajuda de um chip de NFC, podem transformar-se num dispositivo de comunicação wireless.
O processo envolve, antes de mais, a criação de um circuito sobre a pele, com recurso a software de design gráfico, e posteriormente, o recorte de um stencil a partir desse circuito, que depois é aplicado sobre a pele. A folha dourada funciona como um condutor para qualquer dispositivo eletrónico ao qual esteja conetada.
O objetivo dos criadores da DuoSkin é possibilitar que qualquer pessoa crie o seu próprio wearable de uma forma simples e económica. Os estudantes do MIT escrevem que a tecnologia se inspira na estética das tatuagens metálicas, uma tendência do momento, para criar dispositivos sobre a pele que se assemelham a joalharia. “Os dispositivos DuoSkin permitem controlar os nossos dispositivos móveis, exibir informação e armazená-la na pele enquanto funcionam como uma afirmação do estilo pessoal”.
Os alunos foram motivados pela vontade de encontrar um método de produzir wearables eletrónicos baratos e fáceis de criar mediante instruções. Uma das suas criações é uma pulseira que funciona como um controlador de música via Bluetooth para smartphone.