A app desenvolvida pela Truewind permite aos mais de 85 mil profissionais de saúde do Reino Unido agendarem consultas online via dispositivos móveis, de forma gratuita
A aplicação de agendamento de consultas online destina-se aos próprios profissionais de saúde britânicos e foi lançada publicamente em janeiro, tendo tido mais de mil utilizadores só nas primeiras duas semanas. O programa abrange atualmente mais de 85 mil médicos e estagiários em Inglaterra. Face ao crescente número de problemas de saúde mental e de stress entre os profissionais de saúde no Reino Unido, o Serviço Nacional de Saúde (NHS) decidiu criar um serviço de saúde especificamente destinado a este grupo profissional, garantindo a possibilidade de receberem ajuda qualificada, de forma isolada e confidencial, em caso de problemas de saúde mental e de dependência (como o alcoolismo). Para expandir a prestação deste serviço a todo o país sem aumentar exponencialmente os custos, e mantendo uma relação de confiança com os profissionais de saúde, a Truewind criou um sistema de agendamento online e uma aplicação móvel que asseguram o anonimato dos pacientes. Esta solução foi desenvolvida e implementada em menos de dois meses, a tempo de ser lançada no início deste ano. “Os pacientes acharam o sistema muito intuitivo e, por isso, foi apenas dada a formação mínima necessária. Esta solução coloca realmente o paciente no centro dos cuidados de saúde”, refere Lucy Warner, chief executive officer do NHS PHP. “Se não tivéssemos digitalizado este serviço, precisaríamos de duplicar o nosso pessoal administrativo”, enaltece. A app foi desenvolvida em tecnologia OutSystems e demorou cerca de sete semanas desde a sua conceção à implementação final. Através da app é possível aceder de forma rápida e intuitiva ao sistema em qualquer dispositivo móvel, seja smartphone ou tablet, iOS ou Android. “Recebemos indicação para avançar em outubro e tínhamos que estar prontos em janeiro. É um período muito reduzido para disponibilizar um serviço nacional com completa mobilidade”, revela Warner. Depois da avaliação inicial, é atribuído ao paciente um “acesso à app móvel, que lhe permite selecionar os clínicos que prestam o tratamento necessário, procurando por proximidade ao local requerido e exibindo o perfil profissional destes clínicos”, explica João Campos, country manager da Truewind UK. “A tecnologia OutSystems foi um vetor-chave nesta estratégia que, aliada à nossa experiência em projetos de Transformação Digital no setor da Saúde, permitiu entregar uma solução ágil e eficaz que une flexibilidade e conveniência”, conclui o country manager. |