Três impactos do gaming no mundo do trabalho

Os impactos do setor de gaming no mercado do trabalho estão relacionados com as áreas de recrutamento, formação e desenvolvimento dos trabalhadores

Três impactos do gaming no mundo do trabalho

Mais de 80% de utilizadores da internet jogam videojogos em vários dispositivos, o que totaliza cerca de 3,38 mil milhões de jogadores no ano de 2023. O foco da indústria de gaming em gráficos em tempo real, em Inteligência Artificial (IA) e narrativa interativa acaba por acelerar a inovação e ampliar os limites da tecnologia.

O desenvolvimento da indústria de gaming está acelerado e incorpora os últimos avanços tecnológicos nas áreas de IA, realidade virtual (RV) ou realidade aumentada (RA). O setor de gaming permite que as empresas, que estão a passar por uma transformação digital, possam identificar as competências das inovações tecnológicas, e de identificar a oportunidade de se diferenciarem ao incorporarem abordagens da indústria nas estratégias de recrutamento, formação e desenvolvimento dos colaboradores.

Devido a este cenário de transformação rápida, o ManpowerGroup lançou recentemente um relatório sobre as tendências do mundo do trabalho, revelando as tendências globais do setor de gaming, que podem influenciar o futuro do mercado de trabalho.

O primeiro impacto está relacionado com a definição de estratégias de aquisição de talento, com mais de metade dos empregadores a referir que podem vir a considerar as competências de gaming que os candidatos têm no processo de recrutamento de novos talentos.

O segundo impacto é alusivo ao desenvolvimento das tecnologias de inteligência artificial, RV e RA, já que a inovação nestas tecnologias impacta positivamente o mundo do trabalho ao nível da produtividade, satisfação dos trabalhadores, formação e desenvolvimento.

Por fim, o último impacto mencionado pelo ManpowerGroup, está relacionado com a transformação da relação que os trabalhadores têm com os candidatos através da gamificação, já que 89% dos trabalhores afirmou sentir-se mais produtivo com a abordagem da gamificação e 88% sentem-se mais felizes quando as técnicas de gamificação são implementadas na empresa.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.