Estudo da EuroCommerce e da McKinsey estima que o setor retalhista e grossita da União Europeia pode precisar de um investimento até 600 mil milhões de euros até 2030 para uma ‘tripla transformação’
O relatório lançado pelo EuroCommerce e pela McKinsey & Company estima que, para alcançar a tripla transformação – a qual envolve a sustentabilidade, digitalização e competências e talentos –, o setor retalhista e grossista da União Europeia (UE) pode precisar de investir até 600 mil milhões de euros até 2030. Trata-se de um montante adicional que, anualmente, pode ir até 1,6% das receitas, com o intuito de ajudar a responder à evolução das exigências dos consumidores, à descarbonização, e ao crescimento do comércio eletrónico, de acordo com o relatório Transforming the EU retail & wholesale sector. Atualmente, os retalhistas e grossistas da UE investem metade do montante dos players de outras regiões. A escalada dos preços da energia e a inflação recorde, a pandemia de COVID-19, as disrupções na cadeia de abastecimento e a guerra na Ucrânia levaram muitos players a adiar este investimento para proteger a sua futura viabilidade económica. O relatório aponta aos retalhistas e grossistas a necessidade de encontrar formas de transformar o setor, equilibrando os objetivos de curto e longo prazo. O estudo evidencia, em detalhe, os investimentos que o setor deve alocar na tripla transformação –sustentabilidade, digitalização e competências e talentos – até 2030:
Com estes investimentos, os retalhistas e grossistas seriam capazes de aumentar a sua resiliência, apoiar os esforços europeus de descarbonização, e desbloquear novas oportunidades de negócio para além do retalho tradicional. Porém, para atingir estes objetivos o setor precisará de apoio. Juan Manuel Morales, Presidente do EuroCommerce, afirma que “na atual crise, o desafio global para o setor retalhista e grossista é ser reconhecido pelos decisores políticos como um setor que presta um serviço essencial a todos os cidadãos e emprego significativo, e que sustenta as comunidades locais. Para continuar a fazê-lo, retalhistas e grossistas de todas as dimensões irão necessitar de apoio para realizar os grandes investimentos que este relatório identifica”. Por sua vez, Franck Laizet, sócio sénior da McKinsey & Company, indica que “o comércio retalhista e grossista é um setor económico chave na União Europeia, e está agora no meio de uma acelerada ‘Tripla Transformação’. Aceitar este desafio exigirá recursos e investimentos significativos, mas ajudará os retalhistas a avançarem para modelos de negócio mais robustos e sustentáveis”. |