A terceira edição do programa Metro Accelerator for Retail powered by Techstars conta com a presença de duas startups portuguesas, Sensei e Sensefinity, que irão trabalhar em soluções promissoras para o retalho durante os próximos três meses
Na próxima fase do Metro Accelerator, startups de sete países diferentes do mundo irão trabalhar em soluções promissoras para o retalho, como por exemplo, robôs de entrega, novas tecnologias de navegação, sensores inteligentes, ferramentas digitais para evitar o desperdício de alimentos ou uma ligação mais “amiga do cliente” entre lojas offline e online. O programa internacional refinou propositadamente as soluções digitais para comerciantes e retalhistas independentes (B2B2C) – um grupo chave de clientes METRO. Entre as startups apuradas encontram-se duas portuguesas, a Sensei e a Sensefinity. A atuação da Sensei está direcionada à captura e e análise de informação de retalho offline com a ajuda de dados de imagem existentes, enquanto a Sensefinity se foca em sensores inteligentes apoiados na Cloud, para monitorizar dados de produto e logística em toda a cadeia de fornecimento. “Acreditamos que estas startups promissoras oferecem precisamente as soluções que traders e retalhistas offline necessitam para crescer também no mundo digital e ir ao encontro das necessidades dos seus clientes”, refere Andreas Wuerfel, diretor global Innovation Community Metro. “A rápida e progressiva digitalização do Retalho – incluindo pequenos e independentes traders – é um tema-chave para os mercados em todo o mundo. Com o nosso programa Accelerator, dirigimo-nos a esta questão no momento certo: algumas centenas de startups, de 24 países, em todo o mundo candidatam-se ao nosso programa. A Metro, a Real e a Techstars são vistas como especialistas e parceiras interessantes para startups”. Durante três meses, as equipas irão receber o apoio intensivo de cerca de 100 mentores – todos os especialistas de retalho reconhecidos, bem como da Metro, da Real e da Techstars – de forma a escalar o seu modelo de negócio, assim como a obter até €120,000 em financiamento. A 5 de setembro, as equipas vão apresentar os seus resultados a investidores internacionais. “Soluções como a inteligência artificial, a robótica e a Internet of Things representam o futuro dos tradicionais retalhistas offline e também para companhias multi-canal. Com o Accelerator, atraímos as startups mais interessantes no mercado e estamos agora a prepará-las para o mercado de investimento”, refere Alexander Hafner, Managing diretor Techstars for the Metro Accelerator for Retail. “A nossa grande rede de alunos da Techstars ajuda as equipas a abordar potenciais investidores”. |