Durante o ano de 2015, a Sonae focou-se numa estratégica direcionada para a inovação, tendo conseguido gerir e implementar centenas de inovações ao longo do ano
Segundos os dados publicados no “Livro de Inovação do Retalho 2015”, o investimento da Sonae em investigação, inovação e desenvolvimento subiu de 22 milhões de euros em 2005 para 96 milhões em 2014, um crescimento médio anual na ordem de 14,5%. “A inovação é estratégica para a Sonae, pelo que fazemos todos os anos um forte investimento a nível financeiro e humano para garantir que continuamos no caminho de sermos ainda mais fortes e rápidos na resposta às necessidades e preferências dos nossos clientes e chegarmos ainda mais alto no desempenho das nossas actividades", afirma Nuno Lopes Gama, herda of innovation and future tech da Sonae. O “Livro de Inovação do Retalho 2015” apresenta uma seleção de 75 inovações desenvolvidas e implementadas pelas marcas de retalho da Sonae, entre as quais se o "Shopview", para monitorizar as prateleiras do Continente de forma automática reduzindo 90% do tempo despendido na tarefa e o "Sales Assistant", que permite aos colaboradores da Worten, o início, o desenvolvimento e a conclusão do processo de venda através de um tablet ou página web, diminuindo em 63% o tempo investido no processo. A Sonae aposta numa estratégia de inovação aberta, trabalhando num ecossistema colaborativo crescente que funciona como multiplicador da inovação. Esta rede inclui universidades, centros de investigação e desenvolvimento, unidades de transferência de tecnologia, startups, incubadoras e aceleradoras, parceiros de negócio e empresas dos mais variados setores de atividade, inclusive outros retalhistas. Os negócios de retalho da Sonae contam atualmente com mais de 150 parceiros para a inovação em todo o mundo, envolvendo instituições de 25 países, em quatro continentes. A Sonae pretende, assim, estimular a partilha do conhecimento e o desenvolvimento de iniciativas por via de cooperação em rede. |