O Solar Impulse II terminou com sucesso o desafio do projeto a que se propôs: dar a volta ao mundo de avião sem uma gota de combustível
O avião experimental Solar Impulse aterrou hoje (26/07) em Abu Dhabi capital dos Emirados Árabes Unidos após 17 etapas, 40.000km e 509 horas de voo para dar a volta ao mundo com emissões “zero”, totalmente alimentado com energia solar. O feito colocou à prova os seus pilotos e mentores do projeto, Bertrand Piccard (neto do famoso explorador Auguste Piccard) e André Borschberg. O percurso por etapas deve-se exclusivamente a razões logísticas e fisiológicas dos homens que pilotaram este avião, uma vez que ele é totalmente autónomo do ponto de vista energético. |
André Borschberg e Bertrand Piccard comemoram a chegada a Abu Dhabi do Solar Impulse De noite a aeronave é dependente dos 633kg de baterias de lítio de alta densidade com uns espantosos 260 Wh/kg, que armazenam um total de 38.5kWh O ciclo de voo para otimizar a energia faz com que o avião atinja a sua altitude maxima de 9.000 metros, onde os painéis são mais eficientes, por volta das 18h , então ele inicia uma descida que demora toda a noite até aos 1.500 metros, onde a eficiência das hélices é maior. Com o nascer do sol e as baterias descarregadas inicia-se novo ciclo de carga e uma nova subida gradual até aos 9.000 metros. Se foi a evolução recente das baterias que permitiu realizar esta proeza, foram tambem as baterias protagonizaram o maior problema desta aventura, quando na mais longa etapa, os cinco dias entre o Japão e Hawai, elas sofreram um sobreaquecimento devido a um erro de cálculo da equipa de engenheiros, o que obrigou a uma paragem de 9 meses para que fosse produzidas novas baterias exclusivas. |