Decorreu passado dia 18 e 19 de Maio a World Shopper Conference Iberian 2018, onde pela primeira vez, em Portugal, foi possível experimentar um veículo elétrico de nível 5, o escalão máximo de autonomia de condução
Nos passados dias 18 e 19 de maio, passaram pelo Centro de Congressos do Estoril mais de 1.000 pessoas para assistir à World Shopper Conference Iberian 2018. Pela primeira vez, investidores, empreendedores, e profissionais do setor automóvel e da mobilidade ibéricos estiveram debaixo do mesmo teto a discutir o futuro da indústria e da mobilidade. O evento contou com a presença de 1174 participantes, 50 oradores de nove países, e 41 expositores em dois dias de exposições, apresentações, debates e formações dedicados ao futuro da mobilidade. Para além disto, a grande atração do evento foi a demonstração do Navya Shuttle, um veículo elétrico 100% autónomo já a circular, experimentalmente, em 9 cidades no mundo. O Navya Shuttle é um veículo autónomo de nível 5, o que significa que opera de forma completamente independente de controlos humanos: não tem condutor, volante, nem pedais, e não é operado remotamente. Em vez disto, orienta-se no espaço graças a um conjunto de sensores colocados no seu exterior – GPS para georreferenciação, odometria para cálculo de velocidade e sensores LIDAR para deteção de objetos e construção de um mapa do ambiente em que se move. O shuttle tem a capacidade para 15 passageiros (11 sentados e 4 de pé) numa área aproximadamente equivalente à de um SUV, e faz até 95 km/h de forma a poder inserir-se perfeitamente no tráfego público. Em termos de energia, é alimentado por baterias de lítio com uma autonomia de nove horas. O Navya Shuttle tem aplicações tanto de tráfego público como em instalações fechadas como plantas fabris, campus hospitalares, etc, e já está em utilização em nove locais:
A Navya é uma empresa francesa de Smart Mobility especializada no desenvolvimento de soluções de transporte 100% autónomas e elétricas, e tem estado a produzir o seu shuttle autónomo desde 2015. Para além do shuttle, desenvolveu um taxi equivalente.
|