Apesar da vontade dos líderes do setor público, há vários desafios a ultrapassar como é o caso de conciliar a utilização da tecnologia com normas sociais de ética, transparência e responsabilidade
A Inteligência Artificial (IA) generativa está a revolucionar o setor privado, e os líderes estão determinados a implementar esta tecnologia em grande escala, devido à pressão e necessidade de crescimento. De acordo com os dados da Forrester, os líderes do setor público também reconhecem o potencial que a IA generativa representa. No entanto, os seus planos para a adoção da IA generativa para uso interno e externo ficam muito atrás do setor privado (entre 40 e 50% em comparação com os 90%). Num último relatório apresentado pela Forrester, é explorada a tensão que existe entre o desejo e a apreensão que envolve a aplicação de IA generativa na produção de resultados orientados para um fim. Os líderes do setor público têm as prioridades bem definidas quando se fala de inteligência artificial generativa, com os inquiridos a expressar um grande desejo na utilização destas tecnologias para inovação, redução de custos e aumento de eficiência. Ao contrário das empresas privadas, o setor público depara-se com o desafio de conciliar estes resultados com padrões sociais de ética, transparência e responsabilidade. Uma vez que a transparência e a responsabilidade são os fatores principais de confiança com o público, é mais provável que os líderes do setor público utilizem a IA generativa internamente (56%) do que como parte da prestação de serviços (46%). Outros desafios do setor público são a integração nas infraestruturas, a governação, os riscos associados à implementação desta tecnologia e a falta de capacidades técnicas. O problema da falta de capacidades técnicas é mais generalizada para os líderes do setor público do que para o setor privado, o que também torna a atração de talentos do setor público mais difícil. Apesar de todos os desafios que o setor público atravessa, os líderes podem progredir com a adoção da inteligência artificial generativa através do uso interno para funcionários de forma a aumentar a sua familiaridade com esta ferramenta e identificar os erros e as falhas possíveis num ambiente de baixo risco. Assim que existir uma certa confiança dentro da empresa com a tecnologia de IA generativa, é possível começar a implementar aos poucos nos sistemas direcionados para clientes, pedindo feedback e implementando medidas de proteção. |