Um estudo da Xpand IT sobre a nova era do retalho conclui que a tecnologia é um facilitador de inovação para um setor do retalho que já não existe tal como o conhecíamos
O setor do retalho, como conhecíamos, já não existe. A indústria está agora a renovar-se e adaptar-se, num contexto em que a tecnologia é um facilitador de inovação. Esta é uma das conclusões do novo relatório da Xpand IT, focado na indústria do retalho. Desde 2019, a Xpand IT tem lançado relatórios no âmbito da iniciativa Xpand IT Insights, em que a tecnológica portuguesa analisa o impacto da tecnologia num determinado setor. Depois da Indústria Bancária e da Indústria Seguradora, chegou a vez da Indústria do Retalho. Segundo este novo relatório, os principais desafios para o setor do retalho passam por: expetativas do cliente; conveniência; contexto; e propósito. Num contexto em que, cada vez mais, o presencial se funde com o digital, as lojas físicas não vão desaparecer, mas é necessário redefinir o seu conceito, de forma a serem atualizadas para elevar a experiência do cliente e promover a integração com os pontos de contacto digitais. Nesta perspetiva, a tecnologia não servirá apenas para construir aplicações móveis, mas para melhorar toda a experiência na própria loja. Este conceito denomina-se “phygital” e consiste em combinar a experiência física com a digital. O estudo da Xpand IT aponta também as seguintes tendências para o setor do retalho: personalização; sustentabilidade; e experiência (os retalhistas devem criar experiências diferenciadoras tanto nas lojas físicas como no comércio online); comércio social (integração do comércio online com as redes sociais, possibilitando que o consumidor possa concluir a sua compra através da própria rede social). As principais conclusões do estudo é que o futuro da indústria do retalho passará por uma realidade híbrida, em que os consumidores procuram por experiências impactantes e conteúdo genuíno, independentemente de acontecer no online ou no offline. Os retalhistas devem aproveitar o melhor que as lojas físicas têm para oferecer, tal como a proximidade e a conexão emocional com os seus clientes, e continuar a aposta crescente no digital, em particular em três grandes áreas: experiência, automação e dados. “O setor do Retalho foi marcado de forma muito vincada por tudo o que vivemos nos últimos anos e foi necessária uma grande aposta no digital para fazer face aos vários desafios que foram surgindo. O que acreditamos é que a tecnologia continuará a ser fundamental nesta nova fase, em que teremos de lidar com uma realidade muito diferente da anterior”, afirma Sérgio Viana, Partner & Digital Xperience Lead da Xpand IT, em comunicado. “Esperamos que este novo estudo contribua para um maior conhecimento sobre o contexto atual acerca deste setor, dando também indicações para que as empresas de retalho aproveitem melhor o potencial de diferentes tecnologias”, conclui. |