O estudo 5G: The Next Wave é o maior inquérito global sobre o 5G na indústria dirigido ao consumidor, com uma avaliação do impacto dos primeiros consumidores da rede
O relatório da Ericsson ConsumerLab 5G: Next Wave reflete o compromisso dos consumidores com o 5G, que tem alargado o seu espaço no mercado, com a avaliação do impacto e das expectativas nos primeiros consumidores. O relatório sublinha também a velocidade de adoção ao 5G, assim como o impacto no tráfego de rede. As previsões dão conta de que, pelo menos, 30% dos utilizadores de smartphones pretendam efetuar uma assinatura de 5G no próximo ano. O 5G: The Next Wave contou com a participação de mais de 49 mil consumidores em 37 países, sendo este o maior inquérito global sobre o 5G na indústria dirigido ao consumidor e o maior estudo ao consumidor conduzido pela Ericsson sobre qualquer tema. Segundo Jasmeet Singh Sethi, Head da Ericsson ConsumerLab, “o relatório mostra que a próxima geração de potenciais utilizadores 5G tem expetativas diferentes da tecnologia, em comparação com os primeiros utilizadores. Globalmente, os consumidores veem o envolvimento com 5G como uma parte essencial dos seus estilos de vida futuros". Jasmeet Singh Sethi destaca ainda o papel do 5G como facilitar para os “primeiros utilizadores abraçarem serviços relacionados com o metaverso, tais como socializar, jogar e comprar itens digitais em plataformas de jogos virtuais e interativas 3D”. O documento revela ainda que os consumidores 5G que tenham experiência na utilização da realidade alargada serão os primeiros a ligarem-se a futuros dispositivos. De acordo com o documento, em conjunto com os dados da Ericsson correspondentes aos lançamentos do 5G desde 2019, é possível identificar seis tendências-chaves para a próxima geração de utilizadores 5G:
|