Os providers de tecnologia e serviços que não adotarem estratégias de gestão de produtos com base no digital correm um grande risco de disrupção dentro dos próximos dois anos, avisam os analistas da Gartner
“Independentemente de se tratarem de providers de software, hardware, soluções ou serviços, o digital product management é uma nova competência a que não se pode escapar,” refere Lars Van Dam, Research Vice President da Gartner. “Organizações que adotem e invistam nestas soluções estarão melhor preparados para capitalizar com as mudanças do mercado e disrupções”. Esta ‘disciplina’ é emergente e estende-se para lá do papel tradicional do gestor de produto. Inclui princípios de design, insights quantitativos que servem à visão de produto, direção, decisões de trade-off e uma experiência de consumidor diferenciada. Pesquisas recentes da Gartner mostram que apenas 16% dos product managers usam uma estratégia definida para comunicar decisões importantes. A maioria das organizações investem em excesso na gestão de produto, em detrimento da estratégia, design e análise quantitativa. A Gartner identificou cinco principais estratégias de sucesso no digital product management: decisões baseadas em dados, desenhar produtos e serviços com base na experiência do cliente, diferenciar produtos através das oportunidades digitais, desenhar por cima das ferramentas de gestão já existentes o impacto da transformação tecnológica e disrupção, e entregar produtos e serviços através de canais digitais inovadores. Menos de 2% das empresas têm as cinco capacidades implementadas nos seus ecossistemas, um número que deve crescer para 35% em 2023, prevê a Gartner. |