Segundo um estudo recente, 62% dos trabalhadores de escritório acreditam que a IA generativa irá exigir um novo conjunto de competências no trabalho
A Salesforce lançou o estudo “Generative AI Snapshot Research Series”, construído com base num inquérito a mais de quatro mil profissionais de escritório, que trabalham a tempo inteiro, e revela que, embora 54% dos inquiridos acredite que a IA generativa irá ajudar no desenvolvimento das suas carreiras, 62% diz que não têm as competências necessárias para usar a tecnologia de forma eficaz e segura. Os dados apresentados seguem uma pesquisa recente que revelou que apenas um em cada dez trabalhadores globais possui as competências gerais de IA mais procuradas. A pesquisa também indica que, embora os profissionais queiram aprender e esperam que as suas empresas ofereçam oportunidades de qualificação, os empregadores geralmente ficam aquém das expectativas. Os entrevistados acreditam que a IA generativa vai transformar o seu papel. De facto, 62% diz que a IA generativa irá exigir um novo conjunto de competências no trabalho e 56% afirma que a tecnologia vai transformar completamente o seu papel. Com a ajuda da IA generativa, os colaboradores dizem que podem concentrar-se no trabalho estratégico e poupar tempo, 65% acredita que a IA generativa permitirá que se concentrem num trabalho mais estratégico e os trabalhadores acreditam que a IA generativa lhes irá poupar cinco horas por semana – o equivalente a um mês por ano para trabalhadores em tempo integral – no trabalho. Embora os profissionais estejam otimistas sobre o potencial da IA Generativa, não têm o know-how para aproveitarem ao máximo esta tecnologia em rápida evolução.
Especificamente, os colaboradores dizem que não possuem o conjunto de competências necessárias para usar a IA Generativa:
|