Ciclos de negócio que estão a desvanecer faz com que os CEO procurem formas de sustentar o crescimento das suas organizações
O crescimento continua no topo da lista de prioridades dos CEO em 2019 e 2020, de acordo com um inquérito recente a CEO e executivos seniores da Gartner. Segundo este estudo, a mudança mais notável em comparação com os resultados do ano passado é que um número crescente de CEO também considera prioridades financeiras como importantes, especialmente a melhoria da rentabilidade. O Gartner 2019 CEO and Senior Business Executive Survey contou este ano com 473 CEO e executivos de negócios sénior durante o quarto trimestre de 2018 a examinar os seus problemas de negócios, bem como algumas áreas de impacto da agenda tecnológica. "Após uma queda significativa no ano passado, as menções de crescimento aumentaram este ano para 53%, a partir de 40% em 2018", explicou Mark Raskino, vice-presidente e analista da Gartner. "Isto sugere que os CEO mudaram o seu foco de volta para o desempenho tático quando as nuvens se juntam no horizonte". Ao mesmo tempo, as menções de prioridades financeiras, gestão de custos e riscos também aumentaram. No entanto, explica Raskino, “não vimos os CEO a pretender reduzir significativamente os custos em várias áreas de negócios. Eles estão cientes dos crescentes desafios económicos e avançam com mais cautela - não estão a preparar-se para a recessão”. Novas oportunidades para crescimentoOs resultados do inquérito mostraram que uma solução popular quando o crescimento é desafiado é procurar outras localizações geográficas. As respostas mencionadas em outras cidades, estados, países e regiões, bem como "novos mercados" também incluíram algum alcance geográfico. "É natural utilizar a localização para crescer quando os mercados tradicionais e domésticos estão saturados", diz Raskino. “No entanto, este ano a parte internacional de tal alcance é complicada e composta por uma mudança na paisagem geopolítica. 23% dos CEO veem impactos significativos nos seus próprios negócios decorrentes dos recentes desenvolvimentos em tarifas, cotas e outras formas de controlo comercial. Outros 58% dos CEO têm preocupações gerais sobre este assunto, sugerindo que mais CEO prevejam que isso poderá impactar os seus negócios no futuro”. Digital skills para todos os executivosO negócio digital é algo em que todo o conselho executivo deve estar alinhado. No entanto, os resultados da pesquisa mostraram que os CEO estão preocupados que alguns dos cargos executivos não possuam capacidades digitais fortes ou mesmo suficientes para enfrentar o futuro. Em média, os CEO acham que os executivos de vendas, risco, cadeia de valor e RH estão a precisar de mais conhecimento digital. Assim que todos os líderes executivos se sentem mais confortáveis com a esfera digital, novos recursos para executar as suas estratégias de negócios precisão de ser desenvolvidos. Quando questionados sobre quais as competências organizacionais s sua empresa precisa de desenvolver mais, 18% dos CEO nomearam gestão de talentos, seguidos de perto pela capacitação e digitalização de tecnologia (17%) e centralização de dados ou gestão de dados (15%). |