A A9–CREL foi o local escolhido para a realização de um teste-piloto com veículos autónomos, que se prolonga até 18 de outubro. O ensaio decorre no âmbito do projeto europeu AUTOC-ITS, para desenvolvimento de soluções para veículos autónomos poderem circular nas estradas europeias, apostando no desenvolvimento de serviços colaborativos de transporte inteligente (C-ITS), para habilitar veículos e infraestruturas rodoviárias para trocarem informação com maior facilidade
Ao longo desta semana, vão ser testados dois veículos autónomos, da Universidade Politécnica de Madrid e da CTAG – Centro Tecnológico de Automacion de Galiza, e um veículo conectado da Bosch, com simulação de incidências concretas de trânsito (piso escorregadio, veículos imobilizados ou em marcha lenta), para que os veículos testados adotem um comportamento ajustado e possam superar cada desafio em segurança, própria e dos terceiros que circulam na via. Os testes realizam-se na A9/CREL, nos dois sentidos entre os nós da Pontinha (km 10) e de Odivelas (km 17), entre os dias 15 e 18 de outubro, a partir do meio da manhã e até ao meio da tarde, para evitar as horas de maior tráfego no local. Durante os testes, que serão realizados em via dedicada na autoestrada, em simultâneo com o trânsito normal, os condutores que circulem pela CREL vão cruzar-se com estes veículos, sem risco para a sua segurança. Além de rodarem enquadrados por uma formação de veículos da GNR, terão a bordo um condutor que poderá intervir, em caso de necessidade durante os ensaios. No essencial, ao longo destes quatro dias de testes, os sistemas de navegação de condução autónoma dos veículos autónomos serão “informados” sobre riscos (virtualmente criados) presentes na via, esperando-se que, em função desses riscos de segurança, os veículos autónomos, que vão circular numa via de trânsito dedicada da A9, adotem o comportamento mais adequado (redução de velocidade). Além da Brisa que, através da Brisa Concessão Rodoviária e da A-to-Be, disponibilizam a infraestrutura e a tecnologia aplicada à infraestrutura rodoviária para este piloto, os parceiros nacionais deste projeto europeu, coordenado pela Indra, são a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, atenta aos necessários ajustes de legislação rodoviária e outra, resultantes da condução autónoma, o Instituto Pedro Nunes e a Universidade de Coimbra, que tem a seu cargo a coordenação do piloto e a sua avaliação, durante os testes piloto da A9/CREL, do projeto europeu AUTOC-ITS. |