A personalização e a tecnologias irão transformar o setor do retalho, oferecendo experiências hiperpersonalizadas e fortalecendo a ligação emocional com os consumidores
O setor do retalho tem passado por várias fases de mudança, seja na Europa em geral ou em Portugal em particular. Num contexto económico desafiante, no qual se prevê que os consumidores queiram controlar mais os seus gastos, a CI&T identificou as principais tendências para o setor do retalho em 2025. De acordo com a empresa especialista em transformação tecnológica, o uso de tecnologias de “matchmaking” no setor do retalho pode revolucionar a forma como os comerciantes interagem com os consumidores. Aplicar tecnologias de geolocalização, inspiradas em aplicações de encontros, pode trazer inovação ao setor, permitindo ofertas e experiências hiperpersonalizadas. Além disso, os modelos de subscrição e programas de fidelização estão em crescimento. Serviços de subscrição específicos e programas de fidelização que proporcionem um sentido de exclusividade são fundamentais para aumentar o interesse e a lealdade dos consumidores. A inteligência artificial generativa permite uma personalização profunda, desde a customização de artigos até alertas personalizados. Tecnologias como códigos QR e ‘smart shopping’ também estão a ganhar força, o que melhora a experiência de compra. A ligação emocional dos consumidores, através de estratégias como playlists personalizadas e resumos de hábitos de compra, é igualmente importante para fortalecer a relação com os clientes. “Prevemos um 2025 cheio de oportunidades para o setor do retalho, e tudo indica que a personalização será o grande pilar que moldará o setor este ano. Os consumidores querem cada vez mais controlo sobre as suas escolhas e preferências, e o retalho tem de se adaptar a essa realidade”, refere Melissa Minkow, Director, Retail Strategy da CI&T. “À medida que os consumidores se tornam mais exigentes e procuram experiências que ultrapassam as simples transações, as marcas precisam de descobrir como aportar valor de forma única e significativa. Quer através de programas criativos de subscrição e fidelização, ou de envolvimento emocional, estar próximo dos clientes e conhecê-los profundamente será o caminho mais certo para o sucesso”. |