Estima-se que a população portuguesa a utilizar internet nos próximos dez anos chegue perto dos 100%. As empresas portuguesas estão a apostar na transformação digital, mas ainda não é um ponto imperativo da estratégia
A utilização de internet está a aumentar em todo o mundo. Em menos de uma década, a percentagem de utilizadores de internet passou de menos de 25% para quase 50% em todo o mundo. Em Portugal, entre 2007 e 2017, passou de cerca de 40% para 74% da população. Quem o diz é a IDC, num estudo conjunto com a ACEPI, e estima que nos próximos dez anos passe para quase 100% em Portugal, ultrapassando os dois terços da população mundial. Segundo o estudo, nos últimos dois anos, as preocupações com a transformação digital têm vindo a crescer no universo empresarial em todo o mundo, notando-se a mesma tendência em Portugal. De acordo com a IDC, “os líderes das principais organizações mundiais mostram-se cada vez mais preocupados com o impacto que o digital pode ter no seu negócio”. Os líderes das empresas concordam que é necessário transformar digitalmente as suas organizações, mas existem, no entanto, vários impedimentos, como a necessidade de reorganização, a existência de várias estratégias e as decisões de financiamento a curto prazo. Estes impedimentos, em conjunto com outros, inviabilizam a verdadeira transformação digital das empresas. “A falta de envolvimento e compromisso com esta nova realidade, surge tanto junto de CEOs, diretores e investidores, que ainda não estão totalmente convencidos de que a transformação digital é um imperativo”, explica o relatório. Em Portugal, é possível encontrar o mesmo: apesar de muitas organizações a nível nacional estarem a levar a cabo projetos digitais, estes são habitualmente processos isolados que não estão alinhados com a estratégia de negócio. Segundo o estudo anual de benchmark elaborado pela IDC, menos de 50% das organizações nacionais têm uma estratégia de transformação digital alinhada com a estratégia de negócio. |