Estudo introduz o conceito de “Speedsters”, empresas que se destacam na redução do tempo de lançamento de produtos para o mercado
Um novo relatório lançado pela Accenture explica como é que as novas tecnologias auxiliam as empresas a acelerar o tempo de design, de desenvolvimento e de entrega de produto ao consumidor, conceito também conhecido como “speed to market”. Intitulado de “Industrial Speedsters: How advanced technologies can turbocharge your speed to market”, o relatório da Accenture é baseado num questionário a 1.200 executivos da área de equipamentos industriais e elétricos, equipamento pesado, fornecedores industriais e setores de bens de consumo em 13 países. A Accenture identificou as empresas que tiveram os processos mais curtos dentro de cada uma das fases anteriormente referidas, em seguida, analisou quais as organizações que utilizaram tecnologias avançadas – incluindo machine learning, inteligência artificial, cloud, gémeos digitais e computação de alta performance, entre outros – para reduzir tempo e custos. De seguida, a Accenture dividiu as empresas em três categorias: as que mais reduziram o tempo e aumentaram a eficácia foram intituladas de “Speedsters” (14% das empresas); as que menos reduziram o tempo e menos aumentaram a sua eficiência – à volta de dois terços das empresas (63%) conhecidas como “Starters” e as restantes, intituladas de “Accelerators” (23%). A pesquisa permitiu concluir que as “Speedsters” obtiveram a melhor redução de tempo e de custos através da maior utilização de novas tecnologias nos três processos identificados. A título de exemplo, através do uso de machine learning, as “Speedsters” atingiram poupanças de tempo e de custos de sete e doze vezes maiores que as “Starters”, respetivamente. Também as “Speedsters” que usam Machine Learning foram sete vezes mais rápidas e doze vezes mais eficazes nas estratégias de custos do que as “Starters”. O uso de veículos autónomos permitiu às “Speedsters” alcançar poupanças de tempo quatro vezes maiores que as “Starters” e no que toca à poupança de custos, as “Speedsters” são 30 vezes mais eficazes que as “Starters”. O relatório prova ainda que as “Speedsters” ultrapassam tanto as “Starters” como as “Accelerators” em termos de desempenho financeiro. Entre 2016 e 2021, as “Speedsters” alcançaram um crescimento anual quatro pontos percentuais acima das “Accelerators” e 18% maior que as “Starters”. As “Speedsters” obtiveram também, em média, maiores margens operacionais do que as restantes. António Pires, responsável pela área de Industry X da Accenture em Portugal refere que “a capacidade de uma empresa de idear, produzir e de entregar produtos em menos tempo e com menor custo é uma vantagem competitiva fundamental”. António Pires acrescenta ainda que “o estudo da Accenture mostra que as tecnologias avançadas de digitalização dos processos de engenharia e produção desempenham um papel crítico para permitir que tal aconteça”. O relatório analisa ainda o que está a ser pensado para os próximos 5 anos pelo grupo de “Speedsters” para que as empresas sejam mais eficazes a utilizar tecnologias avançadas nos três processos fundamentais:
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