Nova solução cognitiva da SIBS e IBM quer ajudar a combater fraude de pagamentos

A SIBS e a IBM aliaram-se no desenvolvimento de uma solução cognitiva de deteção de fraude em tempo-real, que agrega o know-how e procedimentos de segurança e anti-fraude da SIBS com a tecnologia cognitiva de última geração da IBM com base no Watson

Nova solução cognitiva da SIBS e IBM quer ajudar a combater fraude de pagamentos

A solução conjunta da SIBS e IBM tem como principal objetivo detetar e evitar atividades fraudulentas sofisticadas por forma a reduzir o prejuízo para os clientes decorrentes de fraudes, bem como proporcionar mais transparência e confiança ao consumidor nas suas transações.

Os desafios e oportunidades nos serviços de prevenção e deteção de fraude estão a crescer de forma exponencial em novas áreas como os pagamentos instantâneos e as API bancárias em plataforma aberta. Além disso, a pegada digital dos clientes, indivíduos ou empresas, é cada vez maior devido aos seus padrões de utilização serem cada vez mais híbridos, entre os vários canais - por cartão, pela internet e por telemóvel. Por outro lado, as capacidades e a tecnologia, suportam padrões de fraude e cibercrime cada vez mais complexos, sofisticados e à escala global. Por fim, a própria evolução da regulação está a criar novos desafios a todos os players: instituições financeiras, comerciantes, organismos públicos e outros Prestadores de Serviços de Pagamento (Third Party Providers).

Neste contexto, a SIBS decidiu reforçar a sua aposta nos serviços de deteção de fraude – PAYWATCH –, incorporando capacidades analíticas avançadas e de inteligência artificial, que, em conjunto com a IBM, vai desenvolver e potenciar num modelo FPaaS (Fraud Prevention-as-a-Service) para dar resposta a estas novas oportunidades de mercado e reforçar a sua presença em novos mercados e segmentos.

Para melhorar a performance e o desempenho da ferramenta de base a este serviço, a SIBS usará a solução IBM Counter Fraud Management for Safer Payments, disponível na plataforma integrada de soluções Watson para os serviços financeiros, com capacidades cognitivas únicas, algoritmos de machine learning, escalabilidade para uma maior precisão na deteção de fraude, reduzindo  os falsos alarmes e custos operacionais.

A SIBS e a IBM estão agora a trabalhar em conjunto numa estratégia global para desenvolver uma solução end-to-end de monitorização, prevenção, deteção, interceção e investigação de fraude nos pagamentos, ou qualquer outra transação de processamento, prestada num modelo “as-a-service”.

“Estamos confiantes que esta parceria, ao juntar duas empresas líderes como a SIBS e a IBM, vai resultar numa prestação de serviços de excelência que ajudará a reduzir os níveis de fraude nos pagamentos dos clientes”, afirma Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS, acrescentando que “com este serviço one-stop-shop haverá um conjunto de operadores no mercado doméstico e internacional que vão estar protegidos com a solução cognitiva mais avançada e pelas equipas antifraude mais qualificadas, o que permitirá pagamentos ainda mais seguros”.

A SIBS disponibiliza serviços na área dos pagamentos a mais de 300 milhões de utilizadores em mais de 12 mercados, processando anualmente três mil milhões de operações financeiras com um valor superior a 4.5 mil milhões de euros. Os sistemas de pagamento de Angola, Malta, Polónia e Portugal já usufruem dos serviços de prevenção, monitorização e deteção de fraude da SIBS.

"O lançamento de uma solução inovadora de fraude cognitiva para Portugal e para o mundo, que concilia o reconhecido conhecimento e experiência da SIBS com a tecnologia avançada da IBM Industry Platform for Watson Services, representa mais um marco na aliança estratégica que temos vindo a desenvolver com a SIBS", salienta António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal. "É com grande satisfação que podemos contribuir para o desenvolvimento do percurso cognitivo da SIBS, lançando mais uma iniciativa que promove a internacionalização de uma empresa portuguesa".

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.