Mercado mundial da computação quântica deverá chegar aos 7,6 mil milhões de dólares em 2027

Previsões da IDC indicam que o mercado da computação quântica crescerá a nível mundial para 7,6 mil milhões de dólares em 2027, com um crescimento de 48,1% em cinco anos

Mercado mundial da computação quântica deverá chegar aos 7,6 mil milhões de dólares em 2027

A IDC publicou recentemente a sua segunda previsão para o mercado mundial de computação quântica entre 2023 e 2027. A empresa projeta que os gastos dos clientes com a computação quântica vão crescer de 1,1 mil milhões de dólares em 2022 para 7,6 mil milhões em 2027, representando uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 48,1% em cinco anos.

Esta previsão é significativamente inferior à anterior, publicada pela IDC em 2021. Isto deve-se sobretudo a fatores macroeconómicos como taxas de juro e de inflação mais elevadas, a par de avanços lentos no desenvolvimento de hardware quântico e do surgimento de novas tecnologias como a IA generativa, causando consequentemente uma redução dos gastos dos clientes com a computação quântica.

A IDC estima ainda que os investimentos no mercado de computação quântica cheguem quase aos 16,4 mil milhões de dólares até ao final de 2027, crescendo a um CAGR de 11,5% durante o período de previsão (2023-2027). Isto inclui investimentos feitos por instituições com financiamento público e privado, alocação interna (P&D) de fornecedores de tecnologia e serviços, como também financiamento externo e empresas de capital privado.

Ainda mais, a IDC destaca particularmente o interesse crescente na computação quântica por parte de agências governamentais globais. Note-se que 14 (13 países e a União Europeia) já anunciaram iniciativas de vários anos no campo da computação quântica, que irão gerar milhares de milhões para a investigação na área.

“Tem havido muito entusiasmo em torno da computação quântica e de quando a computação quântica será capaz de oferecer uma vantagem quântica, para quais casos de uso e quando”, afirma Heather West, gerente de investigação do Enterprise Infrastructure Practice da IDC. 

Acrescenta ainda que “os sistemas de computação quântica de hoje podem ser adequados apenas para experiências em pequena escala, mas os avanços continuam a ser feitos como uma batida de tambor ao longo do tempo. As organizações não devem ser dissuadidas de investir em iniciativas quânticas agora para estarem prontas para a tecnologia quântica no futuro”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.