As duas empresas anunciaram uma parceria estratégica para melhorar a forma como a identidade digital é utilizada e gerida
Atualmente, a validação da identidade online ainda depende da prova física ou digital gerida por uma entidade central, seja o número de passaporte, comprovativo de morada, carta de condução, credenciais de utilizador, entre outros. Esta dependência constitui um entrave para os consumidores, que se veem obrigados a lembrar-se de centenas de passwords para múltiplas identidades e que têm, cada vez mais, de passar por processos complexos de validação de identidade e de gestão dos dados pessoais. Através desta parceria, a Mastercard e a Microsoft pretendem dar aos consumidores uma forma segura e instantânea de validarem a sua identidade digital com quem quiserem e sempre que quiserem. Para dar resposta a estes desafios, as duas empresas desenvolveram um serviço que permite aos consumidores inserir, controlar e partilhar dados de identidade como lhes for mais conveniente, nos dispositivos que utilizam diariamente. E esse é precisamente o objetivo da Mastercard, ao trabalhar de perto com players como a Microsoft. “O atual contexto no domínio da identidade digital é inconsistente, irregular, e o que funciona num país geralmente não funciona noutro. Temos a oportunidade de estabelecer um sistema que coloca as pessoas em primeiro lugar, dando-lhes o controlo dos seus dados de identidade, onde os mesmos estão a ser usados”, explica Ajay Bhalla, presidente de soluções de intelligence e cibersegurança da Mastercard. "Trabalhar com a Microsoft coloca-nos um passo mais perto de tornarmos realidade um serviço de identidade digital interoperável globalmente, e estamos ansiosos por partilhá-lo em breve com todos os consumidores". "A identidade digital é um elemento fundamental de como as pessoas vivem, trabalham e jogam todos os dias", salienta Joy Chik, vice-presidente corporativa e de Identidade da Microsoft. "Acreditamos que as pessoas devem ter o poder de controlar as suas identidades digitais e os seus dados, e, por isso, estamos entusiasmados em sermos pioneiros com a Mastercard para tornar realidade estas inovações de identidade descentralizadas”. |