Estudo afirma que 45% das organizações estão a testar IA generativa e 10% já tem soluções com esta tecnologia em produção
Num estudo recente da Gartner com mais de 1.419 executivos, 45% relataram que estão em modo piloto com IA generativa e outros 10% colocaram soluções de IA generativa em produção. Este é um aumento significativo em relação a uma pesquisa da Gartner realizada em março e abril de 2023, onde apenas 15% dos entrevistados estavam a testar IA generativa e 4% estavam em produção. “As organizações não estão apenas a falar sobre IA generativa –estão a investir tempo, dinheiro e recursos para avançar e gerar resultados de negócios”, explicou Frances Karamouzis, Distinguished VP Analyst do Gartner. “Na verdade, 55% das organizações relataram um aumento no investimento em IA generativa desde que esta se tornou de domínio público, há dez meses. A IA generativa está agora nas agendas dos CEO e dos conselhos de administração, à medida que procuram tirar partido do potencial transformador desta tecnologia”. 78% dos entrevistados acreditam que os benefícios da IA generativa superam os seus riscos. Isto é superior aos 68% que relataram este sentimento no inquérito anterior. “Os executivos estão a assumir uma postura mais ousada em relação à IA generativa à medida que veem as formas profundas como a tecnologia pode impulsionar a inovação, a otimização e a disrupção”, disse Karamouzis. “Os líderes empresariais e de IT entendem que a abordagem de ‘esperar para ver’ é mais arriscada do que investir”. O estudo descobriu, também, que 45% das empresas estão a aumentar os investimentos em IA generativa em múltiplas funções de negócios, com 22% a expandir em mais de três funções diferentes. O desenvolvimento de software é a função com a maior taxa de adoção ou investimento em IA generativa, seguida de perto pelo marketing e pelo atendimento ao cliente. As iniciativas de crescimento foram citadas como o principal foco de negócios dos investimentos em IA generativa por 30% dos entrevistados, seguidas pela otimização de custos (26%) e experiência/retenção do cliente (24%). |