De acordo com um estudo, as empresas precisam preencher lacunas críticas em termos de colaboração, competências e tecnologia
Segundo a Gartner, poucos líderes de recursos humanos acreditam que as suas empresas estão preparadas para as próximas mudanças no ambiente de trabalho, embora muitos CEO já estejam a desenvolver novas estratégias empresariais. “As empresas estão a tentar redefinir as suas estratégias para refletir as condições emergentes, mas a maioria não se sente preparada para as executar”, afirma Jessie Knight, Vice-Presidente da Gartner HR Practice, em comunicado. “A nossa pesquisa encontrou três lacunas críticas que as organizações devem conciliar para redefinir com sucesso em busca de novas ambições estratégicas”. Um questionário da Gartner realizado no segundo trimestre de 2024 revelou que apenas 29% dos colaboradores estão satisfeitos com a colaboração no trabalho. Uma análise aprofundada da Gartner concluiu que a satisfação dos funcionários tem um impacto direto no desempenho; aqueles que estão satisfeitos com a colaboração apresentam um desempenho melhor. As empresas enfrentam lacunas constantes de competências que não podem ser resolvidas com abordagens tradicionais de desenvolvimento. A pesquisa da Gartner indica que as mudanças nas qualificações estão a superar os níveis registados no auge da pandemia. Outro inquérito revelou que apenas metade dos trabalhadores se sente preparada para lidar com mudanças inesperadas no trabalho. De acordo com um inquérito da Gartner realizado em agosto de 2024, os utilizadores de Inteligência Artificial (IA) generativa revelaram que 41% do tempo poupado com a utilização de IA acaba sendo desperdiçado. “Há uma falta de comunicação entre empregadores e funcionários sobre os efeitos da tecnologia no local de trabalho”, afirma Russ McCall, Director, Advisory da Gartner HR Practice, igualmente em comunicado. “Na verdade, os empregadores muitas vezes não envolvem os funcionários em discussões sobre tecnologia – em julho, apenas 14% dos líderes de RH, entre mais de 180 entrevistados, disseram que os funcionários têm viz nas decisões de tecnologia na sua empresa”. Para corrigir a lacuna tecnológica, as empresas precisam adotar uma abordagem de IA Human-First, colocando as pessoas em primeiro lugar e os recursos tecnológicos em segundo plano. |