Com conteúdos disponíveis em plataformas digitais, que duplicaram a transmissão televisiva, os Jogos Olímpicos Rio 2016 ficaram para História como os jogos Olímpicos com a maior cobertura digital de sempre
Marcados também pela introdução de duas novas modalidades desportivas, o golfe e o rugby de sete, os Jogos Olímpicos Rio 2016 introduziram toda uma nova modalidade tecnológica. Esta foi a primeira vez que se usaram os serviços da cloud nos Jogos de Verão para alojar o Portal dos Voluntários, os sistemas de acreditação e os sistemas de gestão dos funcionários, reduzindo custos e melhorando os níveis de eficácia e flexibilidade da gestão e da supervisão dos dados em tempo real. As novas modalidades desportivas foram um sucesso: o golfe gerou mais dados em torno dos resultados que todas as outras modalidades desportivas juntas. Mas não só as modalidades desportivas estiveram em alta durante as olimpíadas: mais de 100 milhões de mensagens enviadas aos clientes dos meios de comunicação social, partilhando em tempo real os resultados e as informações de 42 modalidades desportivas olímpicas e de 306 eventos (mais 61% do que na edição anterior de 2012). Os Jogos Olímpicos Rio 2016 contaram com um sistema de TI que processou e ativou cerca de mais 20 % de acreditações (300 mil) desde Londres 2012. Porém, grandes estruturas de IT aportam grandes responsabilidades: registaram-se 400 incidentes de segurança de TI por segundo (200 por segundo em Londres). A Atos fornece as soluções de tecnologias de informação dos Jogos Olímpicos desde 1992 e foi um parceiro-chave da transformação digital dos Jogos Olímpicos para a edição do Rio 2016. |