Inovação: quais as principais tendências para este ano?

As redes 5G vão entrar em palco durante este ano, mas essa é apenas uma das tendências para o ano de 2019 em termos de inovação. A inteligência artificial vai chegar às empresas através da cloud

Inovação: quais as principais tendências para este ano?

A democratização da Inteligência Artificial (IA), a aposta nas redes wireless de quinta geração (5G) e o aumento da base instalada de smart speakers estão entre as principais tendências de Tecnologia, Media e Telecomunicações para 2019, aponta o estudo TMT Predictions da Deloitte.

De acordo com este estudo, as empresas irão acelerar o ritmo de adoção de serviços e software de inteligência artificial baseada na cloud. Entre as empresas que utilizam IA, 70% irão assegurar capacidades de IA através de software empresarial baseado na cloud e 65% vão criar aplicações IA utilizando serviços de desenvolvimento baseados na cloud.

Até 2020, a taxa de penetração de software empresarial com IA embutida e os serviços de desenvolvimento de IA baseados na cloud irão atingir percentagens estimadas de 87 e 83%, respetivamente.

“Até ao momento, os benefícios iniciais da IA foram predominantemente acumulados pelos gigantes tecnológicos com generosos recursos financeiros, uma sólida infraestrutura de TI e capital humano altamente especializado”, explica Sérgio do Monte Lee, Partner e Technology, Media & Telecom Leader da Deloitte. “No entanto, a cloud irá potenciar aumentos de eficiência e melhores retornos de investimento, e esperamos que estes benefícios se expandam rapidamente e alcancem outras empresas que não as pioneiras de IA, generalizando-se”.

As redes de quinta geração (5G) vão chegar em grande escala, facultando conexões mais rápidas para consumidores e empresas, sendo o ano de 2019 o ponto de partida para esta revolução na indústria.

As empresas de telecomunicações têm vindo a apostar cada vez mais no desenvolvimento das redes 5G. De acordo com os dados desta pesquisa, em 2018 cerca de 72 operadores centraram os seus esforços no teste da oferta e, até ao final de 2019, cerca de 25 operadores irão lançar serviços 5G, um número que deverá duplicar até 2020. No total, mais de um milhão de dispositivos móveis 5G será vendido durante este ano, um valor que deverá expandir-se para 15 a 20 milhões até 2020.

O 5G pode aumentar a capacidade de tráfego e a eficiência de rede em 100 vezes face ao 4G e esta é uma realidade com um enorme potencial transformativo no futuro da conectividade em todo o mundo.

Em 2019, os smart speakers vão representar um mercado de 7 mil milhões de dólares, sendo a categoria de dispositivos conectados com um crescimento mais rápido.

Estas 'colunas de som inteligentes' continuam a comercializar-se a bom ritmo, com vendas de 164 milhões de unidades a um preço médio de 43 dólares. Prevê-se que as receitas totais subam 63% em 2019, quando comparadas com os 4,3 mil milhões de dólares registados em 2018.

No entanto, as tecnologias de reconhecimento de voz terão ainda de melhorar a abrangência da sua oferta, ampliando a capacidade de suporte em maior número de idiomas para assegurar uma maior adoção deste tipo de produto à escala global.

“Da inteligência artificial às redes 5G, este estudo demonstra que a acessibilidade a tecnologias avançadas está a melhorar significativamente, existindo um enorme potencial para melhorar a conectividade e aumentar exponencialmente a inovação de produtos e serviços”, reforça Sergio do Monte Lee.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.