Estudo refere que perto de 90% das empresas já estão a utilizar inteligência artificial, mas a infraestrutura desatualizada e a lacuna nas competências dos colaboradores impedem os benefícios da tecnologia
Um novo estudo da Cloudera – intitulado “The State of Enterprise AI and Modern Data Architecture” – junto de 600 líderes de IT nos Estados Unidos, EMEA e APAC explora os desafios e as barreiras existentes para a adoção de Inteligência Artificial (IA) empresarial nas empresas de todo o mundo e as aplicações atuais. O inquérito revelou que, embora a grande maioria das empresas esteja a adotar a IA de alguma forma (88%), muitas ainda carecem da infraestrutura de dados necessária e das competências dos colaboradores para realmente beneficiarem da tecnologia. Nos últimos anos, a IA tornou-se num fenómeno global, nomeadamente pela sua capacidade de dinamizar as operações empresariais, permitir a tomada de decisões informadas, acelerar a inovação e melhorar as experiências tanto para os colaboradores como para os clientes. No entanto, nem todas as organizações conseguiram colher os benefícios. O estudo descobriu que as principais barreiras à adoção da IA foram as preocupações com os riscos de segurança e conformidade que a IA apresenta (74%), a falta de formação ou talento adequado para gerir ferramentas de IA (38%) e o facto de as ferramentas de IA serem muito caras (26%). Estas descobertas sinalizam que, apesar da rápida adoção de IA, muitos pilares de uma estratégia de inteligência artificial resiliente estão a ser negligenciados ou esquecidos. Uma conclusão da investigação é que todos os esforços de IA estão, em última análise, ligados a dados fiáveis. Embora 94% dos inquiridos tenham afirmado que confiam nos seus dados, 55% também afirmaram que preferiam “fazer um tratamento aos dentes” a tentar aceder a todos os dados da sua empresa. Esta frustração é motivada por desafios que incluem conjuntos de dados contraditórios (49%), incapacidade de governar dados entre plataformas (36%) e excesso de dados (35%). Estas áreas de frustração sinalizam que muitas empresas podem estar a perder uma arquitetura de dados moderna que permita o acesso aos dados em toda a organização – onde quer que estejam – de uma forma segura, acessível e fiável. Desde a automatização e agilização dos processos de IT à construção de chatbots capazes de satisfazer as necessidades dos clientes na linha da frente de forma rápida e eficaz, até ao aproveitamento da analítica para promover uma melhor tomada de decisão, a investigação revelou que os principais casos de utilização de IA incluíam a melhoria das experiências do cliente (60%), o aumento da eficiência operacional (57%) e a agilização da análise (51%). “Para a maioria das empresas, a qualidade dos seus dados não é grande, estão distribuídos por várias infraestruturas e não são documentados de forma eficiente, e estamos a ver as consequências disso apresentadas nos desafios identificados pela pesquisa”, referiu, em comunicado, Abhas Ricky, Chief Strategy Officer da Cloudera. “Gerir os dados onde residem é o mais importante quando se trata de adotar a IA - ser capaz de executar modelos de forma económica onde os dados já residem. Em vez de trazer os dados para os modelos, as empresas estão a começar a perceber as vantagens de trazer modelos de IA para os seus dados”. |