Indra desenvolve solução inteligente para cidades turísticas

A plataforma Smart Destination Manager permite às Câmaras Municipais gerir e trabalhar, de forma centralizada e em tempo real, os diferentes serviços das cidades inteligentes com o objetivo de gerir o impacto do turismo

Indra desenvolve solução inteligente para cidades turísticas

A solução Smart Destination Manager (SDM) da Indra proporciona dados específicos para que as cidades possam adaptar serviços como a gestão de resíduos, segurança ou transportes públicos, graças à sua integração com a City Landscape Manager, a solução de gestão inteligente para cidades desenvolvida pela Indra, que já está operacional na cidade de Logronho. A solução incorpora outros serviços, como a gestão inteligente do património histórico ou a promoção do destino turístico através da interação digital com os visitantes para detetar padrões de comportamento e gasto medio para adaptar a oferta.

A Smart Destination Manager tem capacidades analíticas e de simulação, que permitem fazer previsões sobre o que vai acontecer a partir da reprodução de procedimentos de atuação utilizados em situações ou eventos semelhantes que aconteceram no passado e que ficaram registados no sistema.

Outro benefício importante é a adaptação dos serviços de recolha seletiva de resíduos ao aumento da população por causa, por exemplo, de festas locais ou em função da afluência às praias. A ferramenta cruza dados do número de contentores, frequência e rotas com os de outros serviços, tais como, eventos, situações de emergência ou fenómenos meteorológicos, para prever os recursos necessários.

A SDM também presta suporte aos gestores municipais locais para desenhar planos de eficiência que lhes permitam antecipar-se ao aumento do consumo de serviços, como a água ou energia, e reduzir o seu impacto na fatura energética de iluminação e edifícios públicos.

A solução da Indra permite, ainda, obter a percepção do turista, como se fosse mais um sensor, categorizando as suas opiniões em diferentes canais como redes sociais, sites ou CRM através de capacidades analíticas e tecnologias IoT e Machine Learning, que servirão como base para melhorar os serviços e a sua experiência no destino.

A solução põe à disposição do turista um site que lhe permite ter à mão e com antecedência suficiente toda a informação prática da cidade (agenda cultural, meteorologia, meio-ambiente, tráfego, etc.). Inclui, ainda, ofertas e promoções assim como uma ferramenta de comunicação bidirecional com a administração local.

Os turistas podem, por exemplo, receber diretamente no seu telemóvel informação sobre espetáculos ou restaurantes em função das suas preferências. Isto é possível graças à integração e processamento de dados procedentes das experiências prévias de outros visitantes e das interações do próprio turista, que permite criar recomendações em função de uma interpretação do “contexto”. Isto é uma opção muito interessante para promover locais turísticos pouco conhecidos em função dos gostos dos visitantes e assim descongestionar os monumentos mais conhecidos.

A utilização de app’s móveis ligadas à solução também proporciona informação sobre os melhores percursos e alternativas de transportes públicos para ir a um evento ou visitar um monumento, assim como dados da afluência a lugares de interesse no intuito de ajudar o turista a escolher o melhor horário. Outro serviço é a realidade aumentada, que oferece, por exemplo, informação histórica sobre o lugar que se está a visitar ou permite ver o aspeto dos pratos do restaurante mais próximo.

Por último, a solução facilita o desenho de planos de manutenção mais ajustados do património histórico graças a sistemas baseados em redes de sensores que permitem o controlo em tempo real da segurança, a eficiência energética ou a gestão das instalações.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.