A impressão 3D é definidora do futuro da produção industrial e vai ser responsável por alterar de forma estrutural as complexas cadeias de valor
Desde a primeira Revolução Industrial, de produção mecânica e com a invenção do motor a vapor, passando pelo fordismo e a produção em massa no início do século XX, até à automação da produção que marcou o novo milénio, a tecnologia evoluiu mais rapidamente do que nunca. Agora, a chamada Indústria 4.0 está a passar pela tempestade perfeita ao fazer a transição para a produção digital. Altamente influenciada por sofisticadas tecnologias, a impressão 3D está a traçar o caminho para a revolução e a acelerar a digitalização. A transformação digital não deixa ninguém para trás e com a quarta revolução industrial, é inevitável assistir a uma transição do analógico para o digital no setor. Vai mudar a forma como concebemos, desenhamos, produzimos, distribuímos e consumimos uma grande ou total parte das coisas que consumimos. Estar na crista da onda da revolução industrial digital é potenciar o crescimento da impressão 3D, elemento-chave da rápida e essencial disrupção do analógico para o digital. A impressão 3D é um processo de fabrico que produz um produto físico a partir de informação completamente digital:
Ao reformular por complemento os métodos de produção e atuando como um catalisador para mudanças significativas, a impressão 3D posiciona-se como alavanca não só para a sustentabilidade dos negócios, como, e acima de tudo, para o seu crescimento. Os líderes serão definidos pela sua capacidade de aproveitar as disrupções para inovar e manter uma posição resiliente. Os primeiros líderes a dar passos na vanguarda da impressão 3D, vão orientar a indústria, através da natural vantagem tecnológica e sendo pioneiros na inovação da produção digital. É de notar que não só o futuro será totalmente digital, como haverá um shift de valores na produção de bens, direcionados para o consumidor, democratizando a produção e massificando a personalização. Entre os benefícios da impressão 3D, podemos contar com:
O paradigma avança rapidamente. Desde a sua criação em 1967, a impressão 3D tem servido como ferramenta em protótipos e design. Contudo, nos últimos cinco anos, a impressão 3D viu-se revigorada com a introdução de novos e melhores materiais; o aumento da potência, consistência e tamanhos das impressoras e o maior nível de controlo da produção. Nos últimos sete anos, o mercado de impressão 3D cresceu quase 5,7 vezes mais, com 70% do número total de impressoras 3D instaladas entre a Alemanha, o Reino Unido, os EUA, a China e o Japão. De grandes fábricas centralizadas a centros de produção distribuídos pelo mundo, a impressão 3D vai ser responsável por alterar fundamentalmente as complexas cadeias de valor de hoje, e a HP caminha na vanguarda da revolução da impressão 3D. Para mais informações sobre impressoras HP, visite: http://www8.hp.com/au/en/printers/3d- -printers.html
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