O primeiro dia da conferência – que reuniu perto de 30 mil pessoas – fechou com a apresentação de um conjunto de novos serviços e soluções IBM concebidos para abordar a evolução das necessidades de digital business dos seus clientes, que cada vez mais procuram escalabilidade, flexibilidade e inteligência nos seus processos de negócio
Está a decorrer esta semana o IBM Think 2019, que reúne em São Francisco cerca de 30 mil analistas, profissionais, investidores e clientes num evento que, em três dias, tem agendadas quase 2 mil sessões paralelas. O primeiro dia culminou numa palestra de 90 minutos com a CEO, presidente e Chairman Ginni Rometty, que delineou o cenário atual do que a IBM apelida de “redefinição digital” – a qual, refere Rometty, concluiu agora a primeira fase, “caracterizada pelo digital, IA, muita experimentação e, maioritariamente, costumer-facing apps.” Tendo esta digitalização assentado raízes, a segunda fase será então enterprise-driven, alavancando as soluções, tecnologias e serviços desenvolvidos nestes últimos anos para ajudar os clientes a acelerar e agilizar os seus processos de negócio. “A meu ver, esta segunda fase trata de escalar, levar o que foi desenvolvido a todas as vertentes do negócio”, refere Rometty. Enquanto anteriormente as aplicações desenvolvidas eram do domínio exclusivo da relação com o cliente, veremos agora cada vez mais aplicações mission critical – e, consequentemente, a transição para uma estratégia de cloud híbrida. Como parte deste movimento, a IBM anunciou o lançamento do Watson Everywhere, uma versão da sua plataforma cognitiva disponível através de qualquer solução de cloud pública, privada, híbrida ou multi-cloud, bem como on-premises, enquanto até agora estava limitado ao serviço de cloud da IBM. Isto, explica Rometty, surge como resposta à necessidade expressa pelos clientes de levar a IA onde os dados estão armazenados, o que muitas vezes não é possível com recurso a uma única cloud. Eliminar estes silos de computação permite então uma maior escalabilidade das aplicações. Outra novidade revelada foi a expansão do IBM Garage, uma plataforma que permite aos clientes trabalhar com especialistas da IBM para desenvolver e testar aplicações em ambientes cloud de forma ágil e segura. Esta agilidade, explica, permite um time-to-deploy de 4 a 6 semanas, com um risco e investimento inicial significativamente reduzidos. Surge também como resposta à escassez de talentos transversal a todo o setor, não só aliviando a necessidade de contratação de especialistas para este processo de development e implementação, mas também promovendo o desenvolvimento dos talentos internos das empresas. Ainda na área da consultoria, foi anunciado o lançamento dos IBM End-to-End Services, uma suite de 23 serviços orientados para ajudar os clientes a desenvolver uma estratégia cloud holística, da conceção à migração, integração, roadmapping e serviços de arquitetura. Por último, Rometty anunciou o lançamento de um novo serviço na suite IBM Hyper Protect, que oferece segurança incorporada data-at-rest e data-in-flight com base na tecnologia LinuxONE da IBM para ajudar os developers a construir aplicações secure by design, aliviando a dualidade entre a agilidade de development e a segurança. O novo serviço, IBM Cloud Hyper Protect Crypto Service, oferece o mais alto nível de segurança na indústria para a cloud pública. A IT Insight viajou a São Francisco a Convite da IBM Leia a cobertura do IBM Think 2019 na edição de março da IT Insight |