Watsonx, da IBM, é uma nova plataforma a ser lançada para modelos fundacionais e IA generativa, oferecendo um estúdio, armazenamento de dados e ferramentas de governança
A IBM, na sua conferência anual Think, acaba de anunciar o lançamento do IBM Watsonx, uma nova plataforma de IA e dados que permitirá às empresas escalar e acelerar o impacto da IA mais avançada com dados confiáveis. Hoje, as empresas que recorrem à IA precisam de ter acesso a um stack tecnológico completo que lhes permita treinar, ajustar e implementar modelos de IA, incluindo modelos fundacionais e capacidades de Machine learning, em toda a sua organização com dados de confiança, velocidade e governança - tudo num só lugar e preparado para ser executado em qualquer ambiente de cloud. Nesta conferência, a IBM também anunciou outros lançamentos, incluindo uma oferta de infraestrutura de GPU-as-a-Service projetada para suportar cargas de trabalho intensivas em IA, um painel de controlo potenciado com IA para medir, rastrear, gerir e ajudar a reportar emissões de carbono na cloud, e uma nova prática para Watsonx e IA generativa da IBM Consulting que irá oferecer suporte à implementação de IA no cliente. Com o Watsonx, a IBM está a disponibilizar um estúdio de desenvolvimento de IA com acesso a modelos fundacionais e modelos de código aberto selecionados e treinados pela IBM, acesso a um armazenamento de dados para permitir a recolha e limpeza de dados de treino e ajuste. Além disso conta com um conjunto de ferramentas para a governança da IA que proporcionará às empresas um fluxo de trabalho de IA de extremo a extremo, sem falhas, que facilitará a adaptação e a escalabilidade. “Com o desenvolvimento de modelos fundacionais, a IA para empresas está mais poderosa do que nunca”, afirmou Arvind Krishna, presidente e CEO da IBM. “Os modelos fundacionais fazem com que a implementação de IA seja significativamente mais escalável, acessível e eficiente. Construímos a plataforma IBM Watsonx pensando nas necessidades das empresas, para que os clientes possam ser mais que simples utilizadores, e que possam tornar-se AI Advantaged. Com IBM Watsonx, os clientes podem treinar e implementar rapidamente recursos personalizados de IA em toda a empresa, mantendo o controlo total dos seus dados”. Os clientes terão acesso a um conjunto de ferramentas, tecnologia, infraestrutura e conhecimento em consultoria para criar os seus próprios modelos de IA — ou ajustar e adaptar os disponíveis — a partir dos seus próprios dados e implementá-los à escala num ambiente mais confiável e aberto para impulsionar o sucesso empresarial. A diferenciação competitiva e o valor empresarial único poderão resultar cada vez mais de quão adaptável um modelo de IA possa ser aos dados e conhecimentos de domínio único de uma empresa.
|