Lançada no início do ano, a dupla de assistentes BIA e Beatriz utilizam a inteligência artificial e machine learning para oferecer vantagens e um serviço imediato aos clientes
A dupla de assistentes telefónicas interativas do Bankinter e do Bankinter Consumer Finance tem agora novas funcionalidades para os clientes do banco e do bankintercard, como resultado da colaboração entre o Bankinter e a IBM. Tendo como objetivo acelerar a transformação digital do Bankinter em Portugal, e desenvolvidas pela IBM Portugal, as assistentes – BIA (Bankinter Interactive Assistant) e Beatriz – utilizam inteligência artificial e machine learning como uma vantagem na relação dos clientes com o banco. O processo de transformação digital do Bankinter pretende acelerar a estratégia de crescimento do Grupo, com a oferta de soluções convenientes para os clientes. O objetivo passa por reforçar a experiência dos clientes, com a personalização do atendimento, a escalabilidade e flexibilidade na implementação de estratégias de comunicação e a digitalização de processos na área de canais digitais. O primeiro balanço dá conta de um reconhecimento dos pedidos dos clientes superior a 90%, com 70% de resolução média das chamadas, num serviço imediato, personalizado, disponível 24 horas por dia. A BIA apoia os clientes desde junho, nomeadamente na adesão a canais digitais, na realização de operações na aplicação ou no homebanking e na consulta dos saldos de contas e cartões de crédito. Estas funcionalidades juntam-se agora a outras já disponíveis, como a ativação de cartões, a recuperação de códigos de acesso, entre outras. Já no caso da assistente Beatriz, e para além das funções já disponíveis aos clientes do bankintercard como a consulta de saldo, a obtenção de dados para pagamentos e a recuperação de códigos de acesso, permite agora alterar limites de crédito, apoiar com informação o estado de uma proposta de adesão, alterar a percentagem de pagamento mensal, pedir a transferência de fundos para encomenda e acionar o seguro gratuito de assistência em viagem. Tanto a BIA como a Beatriz estão já capacitadas para apoiar os pedidos dos clientes de forma autónoma em cerca de 40%. Ambas esperam aumentar a capacidade no próximo ano para os 50% e 70%, respetivamente. |