IA levará a transformação de 92% dos trabalhos relacionados com TIC

Os dados constam do relatório “The Transformational Opportunity of AI on ICT Jobs”, que apresenta conclusões sobre o efeito da inteligência artificial em quase 50 empregos do setor das tecnologias da informação e comunicação

IA levará a transformação de 92% dos trabalhos relacionados com TIC

O AI-Enabled ICT Workforce Consortium, liderado pela Cisco, e composto por outras empresas como a Accenture, Eightfold, Google, IBM, Indeed, Intel, Microsoft e SAP, revelou o seu mais recente relatório sobre o impacto da inteligência artificial (IA) no setor das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

O relatório “The Transformational Opportunity of AI on ICT Jobs” oferece uma visão sobre os efeitos da IA em quase 50 empregos deste setor, com recomendações para treinar a força de trabalho com base em inteligência artificial.

De acordo com o relatório, 92% dos empregos de TIC em análise deverão ser sujeitos a uma transformação grande ou moderada devido aos avanços da IA, como é o caso da introdução de ferramentas como o ChatGPT, o Gemini ou o Midjourney.

Outra das conclusões coloca os profissionais de TIC de nível básico e médio na vanguarda da transformação, com 40% dos cargos de nível médio e 37% dos cargos de nível básico sujeitos a elevados níveis de transformação.

Aspetos como a ética da IA, a IA responsável e a arquitetura dos Large Language Models deverão ganhar uma importância acrescida, ao contrário de outros aspetos como a gestão mais tradicional de dados, a criação de conteúdos e a programação, que deverão perder força.

O relatório, focado em sete setores – negócios e gestão, cibersegurança, data science, design e user experience, infraestrutura e operações, desenvolvimento de software e testes e garantia de qualidade – pretende apresentar uma avaliação do impacto da IA e respetivas recomendações para que os trabalhadores adquiram formação e competências essenciais.

“A IA representa uma oportunidade nunca antes vista para a tecnologia beneficiar a Humanidade em todos os sentidos, e temos de agir intencionalmente para garantir que as populações não sejam deixadas para trás”, referiu Francine Katsoudas, Chief People, Policy & Purpose Officer da Cisco e membro fundador do AI-Enabled ICT Workforce Consortium.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.