IA generativa vai exigir que força de trabalho de engenharia de software seja melhorada

Estudo refere que, até 2027, a inteligência artificial generativa vai gerar novas funções de engenharia e operações de software

IA generativa vai exigir que força de trabalho de engenharia de software seja melhorada

Até 2027, a Inteligência Artificial (IA) generativa vai gerar novas funções na engenharia e operações de software, exigindo que 80% da força de trabalho de engenharia seja melhorada.

As afirmações ousadas sobre a capacidade da IA levaram à especulação de que a IA pode reduzir a procura por engenheiros humanos ou até mesmo substituí-los totalmente”, disse em comunicado Philip Walsh, Senior Principal Analyst da Garnter. “Embora a IA transforme o futuro papel dos engenheiros de software, a experiência humana e a criatividade serão sempre essenciais para fornecer software complexo e inovador”.

Assim, diz a Gartner, a curto prazo as ferramentas de IA vão gerar aumentos modestos de produtividade, aumentando os padrões e tarefas de trabalho existentes dos programadores. Os benefícios de produtividade da IA serão mais significativos para os programadores seniores em organizações com práticas de engenharia maduras.

Já a médio prazo, os agentes de IA vão transformar os padrões de trabalho dos programadores, permitindo automatizar totalmente mais tarefas. Isto vai marcar o surgimento da engenharia de software nativa de IA, quando a maior parte do código será gerado por IA, em vez de ser de autoria humana, explica a Gartner.

A longo prazo, embora a IA torne a engenharia mais eficiente, as organizações necessitarão de engenheiros de software ainda mais qualificados para satisfazer a crescente procura de software habilitado para IA.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.