IA generativa será responsável por aumento de mais de 40% nos níveis de produtividade em marketing

A evolução das capacidades da GenAI levará a que os líderes destas áreas tenham de preparar as suas equipas para mudanças ao nível das funções, competências e estruturas organizacionais

IA generativa será responsável por aumento de mais de 40% nos níveis de produtividade em marketing

Um novo estudo divulgado pela IDC revela que a utilização de inteligência artificial generativa num conjunto de tarefas de marketing empresarial vai contribuir para aumentar a produtividade em mais de 40% até 2029.

De forma a compreender o possível impacto da tecnologia no marketing, a IDC distribuiu 24 funções essenciais do marketing em cinco categorias de trabalho: gestão e planeamento, branding e serviços criativos, campanhas de envolvimento, análises e relatórios e outros. De seguida, a IDC procurou compreender a quantidade de cada categoria de trabalho que poderia ser delegada à IA generativa, calculando, assim, o impacto da tecnologia na produtividade ao nível das equipas de marketing. 

Os resultados mostram que a GenAI será capaz de gerir mais de 40% do trabalho das equipas de marketing e, potencialmente, 100% das tarefas específicas de marketing, oferecendo ganhos de produtividade para as equipas.

Gerry Murray, research director, IDC's Enterprise Marketing Technology practice, considera que a rápida evolução das capacidades da GenAI levará a que os líderes de marketing preparem as suas equipas “para mudanças fundamentais nas funções, competências e estrutura organizacional”.

Para que possam tirar o máximo partido da IA generativa, os compradores desta tecnologia devem, segundo a IDC:

  • Avaliar os use cases atuais e futuros dos vendors, uma vez que podem traduzir-se em resultados comerciais, logo, em investimento;
  • Ter em conta a eficácia com que a arquitetura, as ferramentas e os recursos de serviço de um vendor aceleram a utilização dos use cases;
  • Determinar o nível de infraestrutura necessário para suportar cada tipo de trabalho;
  •  Implementar capacidades de IA a partir das camadas de dados para cima;
  • Preparar as equipas e as organizações para as mudanças essenciais no trabalho, culminando na melhoria das competências, na reorganização, na eliminação de alguns cargos, na expansão de outros e na criação de percursos profissionais totalmente novos;
  • Preparar os dados de forma a tirar o máximo partido da tecnologia de marketing de nova geração.
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.