A evolução das capacidades da GenAI levará a que os líderes destas áreas tenham de preparar as suas equipas para mudanças ao nível das funções, competências e estruturas organizacionais
Um novo estudo divulgado pela IDC revela que a utilização de inteligência artificial generativa num conjunto de tarefas de marketing empresarial vai contribuir para aumentar a produtividade em mais de 40% até 2029. De forma a compreender o possível impacto da tecnologia no marketing, a IDC distribuiu 24 funções essenciais do marketing em cinco categorias de trabalho: gestão e planeamento, branding e serviços criativos, campanhas de envolvimento, análises e relatórios e outros. De seguida, a IDC procurou compreender a quantidade de cada categoria de trabalho que poderia ser delegada à IA generativa, calculando, assim, o impacto da tecnologia na produtividade ao nível das equipas de marketing. Os resultados mostram que a GenAI será capaz de gerir mais de 40% do trabalho das equipas de marketing e, potencialmente, 100% das tarefas específicas de marketing, oferecendo ganhos de produtividade para as equipas. Gerry Murray, research director, IDC's Enterprise Marketing Technology practice, considera que a rápida evolução das capacidades da GenAI levará a que os líderes de marketing preparem as suas equipas “para mudanças fundamentais nas funções, competências e estrutura organizacional”. Para que possam tirar o máximo partido da IA generativa, os compradores desta tecnologia devem, segundo a IDC:
|