IA com agência e integração empresarial impulsionam crescimento das organizações

2025 deverá ser o ano em que a inteligência artificial vai revolucionar vários setores com o crescimento de tecnologias como IA com agência, plataformas de MLOps e modelos fundacionais

IA com agência e integração empresarial impulsionam crescimento das organizações

A Inteligência Artificial (IA) deverá revolucionar diferentes setores em 2025, com tecnologias emergentes como a IA com agência, plataformas MLOps e modelos fundacionais a impulsionar avanços sem precedentes na automação, eficiência e governação ética da inteligência artificial.

À medida que as empresas aceleram a sua transformação digital, a IA está a tornar-se a base das aplicações empresariais, remodelando a experiência do cliente (CX), a eficiência operacional e a infraestrutura de TI.

A Frost & Sullivan revelou as suas principais oportunidades de crescimento em IA para 2025 num relatório recente, destacando a crescente democratização do acesso à IA, a prontidão empresarial para a adoção de inteligência artificial e a crescente procura por plataformas de desenvolvimento de low-code, automação orientada por IA e investimentos em infraestruturas digitais.

À medida que os recursos de IA evoluem rapidamente, as empresas estão a investir cada vez mais em inteligência artificial para impulsionar a criação de valor e a diferenciação estratégica. No entanto, os desafios organizacionais, os problemas de prontidão de dados e a necessidade de uma integração perfeita com a infraestrutura existente continuam a dificultar a adoção em larga escala.

Um inquérito recente da Frost & Sullivan descobriu que 46% das empresas exigem suporte de integração de sistemas de terceiros para a adoção de IA, apresentando uma grande oportunidade de crescimento para fornecedores de serviços de IT especializados em implementação de IA, integração de cloud e análises orientadas por inteligência artificial.

De acordo com Nishchal Khorana, sócio associado da Frost & Sullivan, os fornecedores de serviços de IA estão a expandir agressivamente as suas capacidades para capitalizar oportunidades emergentes, concentrando-se na qualificação de talentos, no desenvolvimento de ativos digitais e em parcerias estratégicas para aumentar a diferenciação de mercado. “À medida que as organizações procuram orientação na adoção da IA, os fornecedores de serviços de IT podem subir na cadeia de valor oferecendo conhecimentos especializados, consultoria tecnológica e serviços de consultoria”, explica.

Para competir em projetos de IA transformacionais, os fornecedores devem construir portfólios de serviços abrangentes, garantindo a entrega de ponta a ponta em diversas aplicações e infraestruturas. Dar ênfase às estruturas de confiança, segurança e fiabilidade será essencial para garantir a adoção empresarial em larga escala”, acrescenta Khorana.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 54 Março 2025

IT INSIGHT Nº 54 Março 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.