A utilização da inteligência artificial ao nível dos contact centers contribui para a integração e contratação de agentes, para a gestão de carga de trabalho e de desempenho e formação de agentes
A aposta e os investimentos em soluções de otimização da força de trabalho nos contact center sofreram um aumento nos últimos três anos à custa de vários fatores. Entre eles, destaca a Frost & Sullivan, encontra-se o papel que o contact center assume na experiência do cliente, com oportunidades de cross-selling e upselling; os elevados níveis de frustração e expectativas dos clientes; e a falta de envolvimento significativo dos funcionários, que dificulta as melhorias ao nível do contact center. As ferramentas que contribuem para a contact center workforce optimization (WFO) poderão contribuir para melhorar a satisfação do cliente através de uma maior precisão e eficiência, principalmente ao recorrerem a conjuntos e subconjuntos de tecnologia de IA que incluem linguagem natural, processamento de linguagem natural, reconhecimento automático de fala, conversão de texto em fala, processamento de texto, machine learning e deep learning. Utilização de IA na otimização do trabalho nos contact center:
De acordo com a Frost & Sullivan, o setor do contact center continuará a apostar em recursos de IA ao nível da WFO. Da previsão ao agendamento, até aos insights úteis, a adoção de tecnologias como o machine learning e a IA generativa permitem melhorias ao nível do serviço ao cliente. O "Frost & Sullivan’s 2023 Cloud Survey" revela que 43% das organizações inquiridas já implementaram soluções de IA generativa no atendimento e apoio ao cliente; 42% planeia fazê-lo nos próximos dois anos. |