Foco no cidadão: Administrações fiscais deverão evoluir para modelos de serviços mais orientados

As tecnologias como a automação e a inteligência artificial pretendem acrescentar valor, oferecendo um serviço mais personalizado ao cidadão, consoante as suas necessidades. Mas são as pessoas que continuam a liderar a transformação para processos mais próximos

Foco no cidadão: Administrações fiscais deverão evoluir para modelos de serviços mais orientados

Minsait considera que a as administrações fiscais necessitam de evoluir para modelos de serviços com foco no contribuinte, onde os dados sejam o principal ativo – Data Centric.

Esta mudança permite que as administrações estejam mais orientadas para o cidadão, com uma visão 360º das necessidades, com serviços personalizados de acordo com os dados recolhidos.

O fornecimento de informação facilita a gestão e processamento, oferecendo também rastreabilidade das ações do utilizador, independentemente do canal que este utiliza.

Seguindo o modelo Data Driven proposto pela Minsait, este antecipa as necessidades dos cidadãos através da gestão inteligente da informação e dos dados e promove estratégias de automação nos serviços públicos, de maneira que a inteligência artificial e robótica sejam aproveitadas para melhorar a eficiência e a personalização.

A Minsait considera que é necessário convergir num modelo de serviço público, onde os dados governam transversalmente, para permitir uma gestão eficiente e efetiva da informação dos contribuintes e gerar conhecimentos úteis para a própria estratégia interna da organização.

Victor Pereira, responsável de Sistemas de Gestão Empresarial e BI na Minsait em Portugal, considera que “os dados são um ativo estratégico e vitais para se extrair o máximo valor e conhecimento, para dar resposta às exigências dos contribuintes, que querem um serviço cada vez mais personalizado, autónomo, imediato e simples”

Victor Pereira defende ainda a implementação de tecnologias como a automatização, a inteligência artificial, que consigam converter os dados num ativo transformador. O responsável da Minsait relembra, no entanto, que esta transformação só é possível com uma mudança cultural nas próprias administrações das organizações. 

“A tecnologia é o instrumento, mas a mudança deve ser impulsionada pelo capital humano. É necessário facultar as aplicações necessárias para facilitar o seu trabalho e adaptação, para encorajar o progresso no sentido de um Governo de Dados inteligente com processos mais resilientes e próximos do cidadão”, afirmou Victor Pereira.

Por outro lado, a empresa acredita que a Governação de Dados vai tornar-se fundamental na transformação da gestão fiscal e à medida que ocorre a digitalização dos Serviços Públicos.

A importância desta Governação de Dados está igualmente ligada à migração para a cloud, essencial para a criação de sistemas mais adaptáveis e essenciais na Administração, uma vez que traz um conjunto de características significativas.

O relatório Ascendant Digital Maturity 2022 – “Modernizar e Crescer na Cloud” da Minsait analisou o grau de maturidade dos sistemas tecnológicos e operacionais de mais de 100 organizações em cinco áreas críticas: comercial, core, operações em tempo real, empresas, ecossistemas de dados e postos de trabalho e dez setores de atividade económica. Os resultados mostram que as administrações públicas mostram menos avanços em termos de iniciativas de modernização e crescimento em cloud, com apenas 47% dos inquiridos a considerar a modernização uma prioridade. Entre as principais causas apontadas para esta realidade está a falta de recursos humanos, a tecnologia obsoleta e o medo na adaptação a processos mais críticos.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.